Memorização

Exercícios de Memória- 14 Dicas para Deixar Sua Memória Afiada

Leia também: Perda de Memória: 9 Maneiras Para Resolver o Problema

 

Nosso cérebro pode ser testado? A resposta é sim, e o tempo todo. Existem testes e exercícios muito simples e que podem ser feitos em nosso cotidiano, mas que trazem ótimos resultados a nossas funções cognitivas, como a memória, aprendizagem e concentração. Vamos abordar a seguir medidas muito simples e comprovados cientificamente que vão testar sua memória.

A memória é uma função extremamente importante no desempenho das atividades mais simples, as mais complexas. Problemas de memorização podem levar a baixo rendimento nos estudos e até mesmo problemas na área profissional. Com a idade já é comprovado pela ciência que nossa memorização tende a enfraquecer, porém com alguns hábitos e teste simples você pode começar hoje mesmo a exercitar sua memória e diminuir os efeitos do tempo. Confira agora os 14 testes simples, que deixarão sua memória afiadíssima:

 

1 – Pratique jogos mentais – Exercícios de Memória

 Para manter a memória afiada é preciso trabalhar a cognição, ou seja, desenvolver seu cérebro. Jogos mentais, como o jogo da memória e o famoso Sudoku são ótimas e simples ferramentas, que servem como reais testes de memória.

 

2 – Memorize cenas – Exercícios de Memória

Quando entrar em uma sala ou ambiente que nunca esteve antes tente calcular mentalmente quantas pessoas estão do lado esquerdo e direito sem contar, identifique quais os objetos e onde estavam no ambiente, depois olhe a sua volta novamente e veja o que acertou e o que erro. Desta forma você treina sua memória visual.

 

3 – Sem listas de super mercado – Exercícios de Memória

Na hora de fazer compras um ótimo teste é não levar uma lista com os itens necessários, identifique o que você precisa comprar antes de sair de casa e use somente sua memória na hora das compras. Aos poucos, sua capacidade de memorizar vai ficando cada vez melhor!

Se não se sentir à vontade sem levar uma lista, pode até levar. Mas evite usá-la!

 

4 – Invente regras mnemônicas simples – Exercícios de Memória

Regras mnemônicas são uma técnica milenar e que hoje em dia é usada principalmente entre os estudantes. Trata-se de associar uma informação difícil de memorizar a algo mais familiar e fácil. Por exemplo: muitos estudantes costumam usar a sigla CHON, para se lembrar dos quatro elementos químicos orgânicos, que são: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Toda vez que sentir dificuldade em memorizar uma informação as regras mnemônicas podem te ajudar!

 

5 – Compare objetos através de desenhos – Exercícios de Memória

Um bom teste para avaliar e ainda por cia treinar sua memória visual, tátil e auditiva é observando com atenção uma simples moeda de 25 centavos, e outra de 1 real. Após um minuto observando cada moeda cubra-as, e tente desenhar cada uma delas o mais detalhadamente que puder.

Depois descubra as moedas e observe no que errou e o que acertou.

 

6 – Treine falar palavras de trás para frente – Exercícios de Memória

Esse é um teste muito simples e que pode melhorar a memória e a concentração com a prática. Consiste em escolher uma palavra aleatória e soletra-la de trás para frente. A dica é começar com palavras mais curtas, e ir aumentando a dificuldade com palavras maiores.

 

7 – Faça associações de nomes – Exercícios de Memória

Lembrar nomes é uma das dificuldades mais comuns de memória. Que tal começar a associar alguma característica física ou de personalidade, com o nome da pessoa? Por exemplo, o nome Alcino pode ser associado a palavra sino, então lembre-se “aquele que tem um sino no nome”, pronto. A associação de nomes é um ótimo teste para memória e vai te ajudar a não pagar mais aqueles micos quando esquecemos o nome de alguém.

8 – Leia um livro ou assista um filme, depois conte a história – Exercícios de Memória

Parece até simples demais, mas o simples ato de ler ou assistir uma história e depois discuti-la com outra pessoa é um verdadeiro teste para memória. Já que nos leva a relembrar de cenas e detalhes.

 

9 – Escreva sobre sua vida – Exercícios de Memória

Escrever é um ato muito estimulante para s funções cognitivas do cérebro, além de funcionar com uma terapia. Escrever sobre fatos da sua vida e lembranças pode te ajudar a resgatar detalhes e informações antigas, o que consiste em um teste de memória para o cérebro. Porém, relembre aqueles momentos marcantes e escreva quando sentir vontade.

 

10 –Pense em adjetivos para as palavras – Exercícios de Memória

Ao folhear uma revista onde houver uma imagem pense em no mínimo 10 adjetivos e características que envolvam aquela imagem. Pensar em palavras vai exercitar e estimular sua memória

 

11 – Use palavras novas! – Exercícios de Memória

Este teste além de estimular a memória também vai enriquecer seu vocabulário: consiste em escolher uma palavra nova por dia no dicionário e usá-la em seu dia a dia. O esforço para lembrar-se dela e inserir a nova palavra em seus diálogos é um verdadeiro teste a sua memória.

 

12 – Teste a memória através do tato – Exercícios de Memória

A memória tátil identifica objetos através do toque. Para exercitá-la experimente distinguir objetos sem utilizar a visão. Quem sabe pegar algumas moedas e definir quais são as de 0,25 centavos e quais as menores: de 5 e 10 centavos. Este teste pode ser feito com vários objetos, além de moedas.

 

13 – Teste sua memória mudando a rotina – Exercícios de Memória

Mudar hábitos simples de sua rotina pode testar e estimular sua memória, fazendo com que você absorva mais informações e as memorize com frequência. Mudanças simples, como mudar o trajeto de uma caminhada ou fazer um curso novo já são excelentes.

 

14 – Lembre- se do dia – Exercícios de Memória

Antes de dormir se proponha a fazer o seguinte teste para memória: lembre-se de como foi o seu dia e as coisas que aconteceram nele, se possível e se preferir faça um diário. O importante é relembrar de detalhes, até mesmo cores e cheiros marcantes. Escrever sobre informações ajuda na memorização e serve como um teste para que a memória possa “resgatar” todas as informações.

A memória é uma importante função cognitiva e que com treino pode melhorar cada vez mais!   E aí, gostaram dos testes para memória? Como podemos ver com hábitos simples e diários você pode melhorar sua memorização e ainda por cima treinar outras habilidades, como a concentração.

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!