Memorização

Técnicas de Memorização –  Aprenda 10 técnicas simples e poderosas

Leitura Sugerida: 

Como Melhorar a Memória- 10 Dicas Infalíveis

 

Como está sua memória? Se sua resposta for “bem mal”, não se assuste. Especialistas em memorização afirmam que a maioria das pessoas se lembra apenas de 10% do que aprende! Isto acontece principalmente porque não utilizamos corretamente nossas habilidades de memorização e compreensão, e muitas vezes tentamos decorar as coisas das quais precisamos nos lembrar, o que é errado.

“Lembrar não é questão de esforço, é uma questão de estratégia”, frase do livro Faça seu cérebro trabalhar por você”, do expert em memorização Renato Alves.

Ou seja, não existe “memoria ruim”, mas sim memória despreparada. As técnicas de memorização certas podem deixar a memória de qualquer pessoa treinada. Aprenda a seguir as 10 técnicas simples e poderosas de memorização e aprenda a afiar sua memória:

 

 

tecnicas de memorizacao

Técnicas de Memorização 1 – Faça anotações sobre tudo que quer lembrar

Quando estudamos para um tema em específico a finalidade é compreendê-lo, afim de fixar o conteúdo na memória, portanto estudos já indicam que generalizar os estudos e intercalar os temas permite uma evolução mais clara em nossa mente do que está sendo estudado. Ou seja, ao estudar um tema procure ler sobre o assunto de diferentes pontos de vista. Veja vídeos sobre o assunto, livros, textos. Desta forma sua mente irá absorver mais conteúdo.

Enquanto compreende o assunto estudado faça anotações, de preferência à mão. Enquanto você anota as informações mais importantes seu cérebro consegue memorizar melhor o conteúdo, é como se o conteúdo estivesse sendo analisado e organizado na memória.

 

Técnicas de Memorização 2 – Decorar rostos e nomes

tecnicas de memorizacao

A dificuldade em decorar nomes e rostos que não estamos familiarizados é muito comum, porém causa situações desagradáveis. Para evitar isso procure olhar no rosto da pessoa e falar seu nome o maior número de vezes possível, cite seu nome enquanto lhe dirige a palavra, já é uma excelente forma de associar o rosto a um nome.

 

Técnicas de Memorização 3 – Analise sua percepção

tecnicas de memorizacao

Sua capacidade de observação e percepção influência diretamente no desempenho da memória. Portanto comece a prestar mais atenção ao eu redor, forme conexões com o que está vendo e tenha mais calma ao observar o decorrer do dia e as coisas ao seu redor.De acordo com uma pesquisa do Journal of Neuroscience, quanto mais valorizada uma lembrança é, mais no lembramos dela.

 

Técnicas de Memorização 4 – Priorize seu sono

tecnicas de memorizacao

A privação de sono impacta no desempenho de várias funções cerebrais, como a concentração e a memória. Portanto não subestime aquele cochilo durante o dia, se possível. Muito menos as 8h diárias de sono.

 

Técnicas de Memorização 5 -Exercite seu cérebro

tecnicas de memorizacao

Nosso cérebro gosta de aprender coisas novas e esta é uma ótima técnica de memorização. Desta forma a mente funciona melhor. Portanto saia de sua zona de conforto e experimente aprender um novo instrumento musical ou quem sabe um idioma. Na realidade nosso cérebro precisa pelos menos de pequenos estímulos novos, para desempenhar suas funções melhor, como por exemplo: experimente escovar os dentes com a mão que não está acostumado, ou pegar um trajeto diferente para ir ao trabalho. Pequenas mudanças na rotina levam o cérebro a processar novas informações e sempre se manter saudável. Outra forma de exercitar a mente é fazer simples atividades lúdicas, como jogar xadrez, cartas e jogos em geral. A meditação também é uma ótima aliada, pois auxilia na melhora da concentração e na oxigenação do cérebro.

 

Técnicas de Memorização 6 – Faça uma coisa de cada vez

tecnicas de memorizacao

Erra quem pensa que desempenhar várias atividades ao mesmo tempo faz bem para a mente, muito que pelo contrário. Quando nosso cérebro tem que se concentrar em várias tarefas ao mesmo tempo, não se consegue obter a concentração necessária em todas as atividades. Portanto, é melhor fazer uma coisa por vez e bem feita do que fazer várias, correndo o risco de errar e de se sobrecarregar. Portanto, identifique suas prioridades e prefira optar pela organização de suas tarefas, para não ter que fazer várias coisas ao mesmo tempo, já que para uma memória bem treinada também é necessário saber como melhorar a concentração.

Técnicas de Memorização 7 – Ensine para melhorar sua memória

tecnicas de memorizacao

Esta é uma ótima estratégia para quem está estudando para vestibulares e concursos públicos: ensinar a outra pessoa o que você está aprendendo é uma ótima estratégia de memorização. Ao ensinarmos relembramos o conteúdo, além disso é como se o cérebro organizasse e fixasse melhor as informações quando as passamos para outra pessoa. Para começar a colocar essa estratégia de memorização em prática que tal entrar para um grupo de estudos e começar a planejar “mini aulas”, entre vocês? Dessa forma todos se ajudam e compartilham informações.

 

Técnicas de Memorização 8 – Utilizar siglas para memorizar informações

tecnicas de memorizacao

Esta técnica de memorização também é ótima para quem está estudando para provas e vestibulares em geral. Consiste em elaborar siglas com palavras chave do que deve ser lembrado. Por exemplo a sigla VILISP é relacionada aos direitos previstos no capítulo 5 da Constituição Federal:

– Vida

– Liberdade

– Igualdade

– Segurança

– Propriedade.

 

Técnicas de Memorização 9 – Ache um enfoque que te desperte interesse

tecnicas de memorizacao

É muito mais fácil se lembrar de algo que é de nosso interesse. E é exatamente por isso que quando gostamos de uma matéria costumamos tirar boas notas. Portanto, se tiver que se dedicar a uma matéria ou assunto do qual não goste muito procure encontrar, se possível, um enfoque do qual goste dentro do assunto. Qualquer informação que faça o assunto se tornar mais interessante é válida, já que esta é uma verdadeira técnica que irá te fazer memorizar melhor e pode ser aplicada nos estudos.

 

Técnicas de Memorização 10 -Faça pausas durante sua sessão de estudos

tecnicas de memorizacao

Esta é uma técnica de memorização importantíssima. O cérebro tende a se desconcentrar e não absorver mais tanta informação depois de 45 minutos constantes de estudos, portanto de 45 em 45 minutos faça uma pausa de até 15 minutos e depois retorne. Desta forma você mantém sua concentração e foco nos estudos sempre alta, o que irá refletir em bons resultados no seu rendimento.

 

E aí? O que achou das 10 técnicas de memorização, simples e poderosas que você pode começar a aplicar hoje mesmo? Deixe seu comentário.

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!