Leitura Dinâminca

Leitura Dinâmica – 5 Estratégias Para Ler Mais Rápido e Memorizar Conteúdo

leitura dinamica

Leitura sugerida: Curso Leitura Dinâmica Renato Alves – Leia 3 a 6 Vezes Mais Rápido Em Poucas Semanas Sem Sacrifício

 

A leitura dinâmica consiste em uma forma que aborda várias técnicas, para ler textos e até mesmo obras inteiras de forma mais rápida e com clareza.

Para entender como funciona a leitura dinâmica devemos primeiro compreender como funciona o processo de leitura em nossa mente.

Depois que somos alfabetizados é comum e natural continuarmos fazendo a vocalização das palavras que lemos, mesmo que de forma silenciosa. Este é o primeiro hábito a se perder quando se faz uma leitura dinâmica, e também o maior obstáculo. Mas para conseguirmos atingir esse nível é necessário aprender algumas técnicas.

Uma das técnicas mais populares no método de leitura dinâmica é de treinar ler blocos de palavras e palavras inteiras, e não ler por sílabas. Neste caso o processo de leitura acontece como uma “varredura” dos olhos pelas palavras, ao mesmo tempo em que há compreensão do texto.

Por conta da necessidade de se compreender blocos de palavras inteiros de uma só vez as técnicas da leitura dinâmica também exigem o treino de raciocínio mais rápido, e isso leva certo tempo e prática.

Nosso cérebro corresponde igualmente aos nossos estímulos, ou seja, se você costuma ler em velocidade reduzida sua compreensão também será mais lenta e até mesmo seu raciocínio.

Durante uma leitura dinâmica as informações chegam ao seu cérebro com mais rapidez, fazendo com que sua compreensão e raciocínio também correspondam a isso funcionando com mais rapidez.

Para aplicar a leitura dinâmica na sua vida é preciso muito condicionamento. Para alcançá-lo será necessário:

  • Aprender as técnicas e como aplicá-las
  • Aprender a praticar as técnicas aumentando a velocidade
  • Aprender a testar se você está progredindo

Confira agora mesmo a nossa seleção de melhores estratégicas para começar a praticar a leitura dinâmica:

 

 1 – Atenção na velocidade da leitura –  leitura dinâmica

Para colocar essa estratégia de leitura dinâmica em prática é preciso um livro, que vai servir de treino diário. A partir daí você deverá calcular quantas palavras por minuto você consegue ler, para isso use um cronômetro. Esta estratégia é utilizada para se ter controle de seu progresso na leitura dinâmica.

Após escolher o livro faça a contagem de palavras lidas e contidas em cinco linhas, em seguida divida o resultado por cinco,

Vamos dar um exemplo: 48 palavras de um livro/ 5 linhas = 9,6. Ou seja, o livro que está sendo lido em questão possui uma média de 9,6 palavras a cada linha.

Agora também conte quantas linhas escritas possuem uma página e multiplique pelo número de palavras por linha. Exemplo: 9,6 x 30 linhas = 288. Este resultado corresponde a quantidade média de palavras por página. Quantas páginas possui o livro em questão? Suponhamos que a obra tenha 150 páginas, seu cálculo final será 288 x 150 =14.400 palavras a serem lidas no total! Repita sempre este exercício, quanto menos palavras lidas por linha, consequentemente sua leitura de páginas e livros inteiros será bem mais rápida.

 

 2 – Controle seu ritmo –  Leitura Dinâmica

O Alguns fatores, que muitas vezes se tornam hábitos, fazem com que a leitura se torne mais lenta. A vocalização (mesmo que silenciosa) das palavras durante a leitura, demora na fixação e compreensão e etc. Esta estratégia auxilia a eliminar estes hábitos que levam a leitura a se tornar mais lenta e menos produtiva.

Você irá precisar de uma caneta e um livro, em seguida sublinhe cada linha de qualquer página enquanto lê, o objetivo é ler e compreender uma linha inteira em apenas um segundo. Se não conseguir de primeira repita o exercício até que o tempo de 1 segundo por linha seja alcançado. O exercício deve durar até 2 minutos. Vale lembrar que neste exercício em questão não é a compreensão do que se lê que vale, mas somente. Esta parte do treino de leitura dinâmica consiste no condicionamento.

 

3 – Treinando a expansão da visão –  Leitura Dinâmica

Quando estamos lendo normalmente usamos uma pequena parte da nossa visão e, mantemos o foconas linhas palavra por palavra.

Durante uma leitura é normal usarmos uma parte da visão para manter o foco nas linhas lidas e em palavra por palavra. Entretanto uma parte de nossa visão que deve ser priorizada e utilizadas sempre durante a leitura dinâmica é a leitura periférica. Ou seja, aquela habilidade de faz com que nós possamos enxergar o que acontece ao lado, de forma mais ampla.

Tente expandir sua visão durante a leitura, focando em pontos maiores ao invés de somente em letras. Este treino pode parecer um pouco difícil no começo, mas vai se tornando mais fácil com a prática.

4-  Evite falar consigo mesmo enquanto lê –  Leitura Dinâmica

Subvocalizar é um hábito que quase todos os leitores possuem. Se trata do ato de falar as palavras lidas em voz baixa ou até mesmo somente com os movimentos dos lábios. Este hábito prejudica muito a velocidade da leitura e deve ser evitado. Para que isso não aconteça mais enquanto você lê, tente mascar um chiclete durante a leitura, e manter os lábios fechados, para não repetir as palavras. Em pouco tempo você irá notar que não subvocaliza mais durante a leitura de um texto.

 

5 – Se afaste das distrações –  leitura dinâmica

Quando for se dedicar a leitura procure por um lugar sem distrações como televisão, internet e músicas – a não ser música erudita –. Um bom lugar para ler, sem distrações e uma posição confortável são detalhes que vão auxiliar em sua concentração na leitura dinâmica.

 

Existem diversos cursos na internet que ensinam a leitura dinâmica. Atualmente, o Curso mais Completo do Brasil é o chamado FAST READ, do professor Renato Alves. Caso queira conhecer o curso clique aqui.

 

 Leia mais e cresça mais!

Ler mais rápido pode te trazer muitos benefícios. Tanto na vida acadêmica e profissional, como até mesmo para seu crescimento pessoal. Imagine poder ler um acervo enorme de livros durante toda a vida, é muito conhecimento adquirido, e conhecimento sempre é bom.

Se você está pensando em prestar concurso público ou já é um concurseiro a leitura dinâmica pode te ajudar muito. Imagina só poder ler e estudar mais rápido e com qualidade? Portanto, se quer começar a aprender a ler mais rápido comece hoje mesmo a colocar essas estratégias de leitura dinâmica em prática. Com treino e dedicação você estará lendo muito mais rápido em pouco tempo!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!