Concurso Público

Provas de Concurso – 8 Estratégias Comprovadas Para Passar em Concursos – Garantido

Leitura Sugerida: Dicas Para Concurso – 13 dicas para aumentar suas chances de aprovação

 

tecnicas de memorizacaoPassar em provas de concurso público não é uma tarefa fácil e exige muita disciplina e planejamento.

Um bom material de estudo, um período e local certos para os estudos e muita organização são fundamentais para se preparar para provas de concurso.

Porém muitos estudantes que estão querendo passar em provas de concurso público acabam extrapolando e estudando além da conta, perdendo noites de sono e se negando descanso e lazer.

Especialistas em aprendizagem aconselham exatamente o contrário: nossa mente precisa sempre estar disposta, para que o rendimento nos estudos seja bom. Portanto saiba que não é necessário e nem recomendável passar dezenas de horas por dia estudando! Saiba agora mesmo as melhores estratégias e maneiras inteligentes de estudar para passar em provas de concurso público e otimize suas horas de dedicação:

 

 Provas de Concurso- Estratégia 1 – Planejamento no cronograma de estudos, intercalando matérias

Provas de Concurso

Para um bom aproveitamento dos estudos é altamente indicado que o estudante planeje um cronograma de estudos baseado na rotatividade das matérias. Ou seja, nunca se dedicar a somente uma matéria durante dias e horas a fio, mas fim intercalar matérias. Duas matérias por dias já são o suficiente.

Essa estratégia permite que o concurseiro faça uma “varredura” pelo conteúdo das matérias, o que evitar que se deixe conteúdos para trás e te faz ganhar tempo no cronograma de estudos.

 

Provas de Concurso- Estratégia 2 – Fazer exercícios de provas passadas

Provas de Concurso

Fazer exercícios durante os estudos é a parte prática e é fundamental. Mas se atente para fazer principalmente exercícios de simulados e provas passados do concurso de seu interesse.

Isto porque criando familiaridade com os exercícios das provas passadas você vai aos poucos tendo noção das famosas “pegadinhas” da banca, que sempre caem e o estilo das questões.

Provas de Concurso- Estratégia 3 – Revise sempre!

Provas de Concurso

Revisar é uma questão que muitos concurseiros e estudantes deixam de levar a sério e acabam perdendo muito conteúdo com isso. A revisão é fundamental no planejamento de estudos.

Isso porque as informações que deixamos de utilizar frequentemente são descartadas pela nossa memória, portanto para melhor memorização de um conteúdo o melhor a fazer é revisá-lo.

Existe uma técnica muito interessante sobre revisões desenvolvida por um psicólogo chamado Tony Buzan, que consiste em fazer a revisão de forma periódica:

 

– Revisão de 10 em 10 minutos

– Revisão de 24h em 24h

– Revisão de 1 em 1 mês

– Revisão de 6 em 6 meses

Revisando de acordo com esses espaços de tempo você estará aproveitando ainda mais o conteúdo estudado, que com certeza será melhor memorizado. O hábito de revisar matérias faz com que você ganhe tempo nos estudos e memorize mais!

 

Provas de Concurso- Estratégia 4 – Estabeleça metas e objetivos em seus estudos

Provas de Concurso

Tenha metas de estudos em mente, para que você acompanhe sua progressão e rendimento em seus estudos e possa ter um controle melhor até a data da prova. Indicamos que você divida sua meta em três objetivos para alcança-la, e depois estabeleça até três atividades para serem feitas a cada um dos objetivos. Dessa forma seu cronograma de estudos é dividido por várias etapas e se torna mais fácil de seguir.

Provas de Concurso- Estratégia 5 -Tenha mais controle com as redes sociais e outras distrações

Provas de Concurso

Na hora de seguir o cronograma de estudos é importante ter muito cuidado com distrações, em especial as redes sociais e televisão. O uso destas distrações na internet e eletrônicos podem prejudicar muito sua concentração, principalmente durante os estudos. Portanto mantenha-se longe do celular e da televisão enquanto estuda. Após a sessão de estudos o uso é por sua conta, mas pelo menos na hora de se dedicar aos livros é importante resistir as distrações. Isso vai lhe poupar muito tempo e otimizar sua concentração.

 

Provas de Concurso- Estratégia 6 – De um “gás” nas Segundas- Feiras com suas matérias prediletas!

Provas de Concurso

Segundas-feiras costumam ser o dia mais difícil para os estudantes. Para lutar contra a preguiça e começar a semana com mais gás, poupando tempo, a estratégia é começar por estudar suas duasmatérias de que mais gosta nas segundas-feiras.

Isto porque quando gostamos de algo é mais fácil e prazeroso para a mente, e certamente este hábito irá te motivar nos estudos. Além de ajudar para que a semana já comece om gás e você não perca tempo nos estudos.

 

Provas de Concurso- Estratégia 7 – Respeite seus limites: sono, lazer e descanso são fundamentais para estudar melhor!

Provas de Concurso

Respeitar seus limites é essencial para otimizar os estudos e não precisar passar horas e horas a mais estudando e perdendo noites de sono. Respeite os sinais do seu corpo de que é a hora de parar: quando estiver com fome, faça uma pausa e coma. Assim com quando sentir sono, cochile. O sono abaixa os níveis de concentração, o melhor a se fazer nessa situação realmente é dormir, para continuar os estudos mais tarde com uma mente disposta.

Muitos concurseiros e estudantes erram neste ponto, ao extrapolar os limites, passar horas e horas da madrugada nos livros, não ter tempo para lazer e até mesmo não se alimentar corretamente. Isto é um erro. Para ganhar tempo e otimizar os seus estudos respeite seus limites.

 

Provas de Concurso- Estratégia 8  -Compartilhe conhecimento: estude em grupos!

Provas de Concurso

O ato de estudar em grupo é ótimo para o rendimento, a troca de informação por si só já é enriquecedora para os estudos, além das revisões feitas que auxiliam na memorização do conteúdo. Portanto, compartilhe conhecimentos com outros colegas que estejam estudando para o mesmo concurso público e aumente ainda mais seu rendimento nos estudos!

Como dito anteriormente, estudar dezenas de horas por dia é uma estratégia falida. Com muita disciplina e estabelecendo controle e limites seus estudos rendem muito mais! Não se esqueça também de ter em mente as razões e motivos que te levaram a querer prestar o concurso público de seu desejo: quais são suas motivações? Lembre-se disso toda vez que sentir desânimo. Há várias histórias de concursados que conseguiram passar através de muito esforço, e inclusive estudando sozinhos, ler um pouco mais sobre suas histórias também pode te motivar mais.

 

E aí? O que acharam das estratégias? Deixe sua opinião nos comentários.

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!