Dicas de Estudo

Dicas de Estudo – 7 Macetes para Aumentar Seu Desempenho

Leia também: Como Estudar em Casa – 10 Formas de Aumentar Seu Rendimento nos Estudos

 

Você é um daqueles estudantes que passam horas e horas mergulhado em livros, anotações e exercícios mas no final de todo esforço parece que nem aprendeu nada? Saiba que este problema é muito mais comum do que pensa, e possui solução.

Com alguns macetes para estudar melhor sua memória e concentração vão estar mais dispostos e desta forma você aprenderá mais!

Afinal, hoje em dia temos muitas distrações à disposição. Como as redes sociais, celular, televisão e tudo mais que o mundo moderno inventou que o mundo moderno pode proporcionar.

Para saber como estudar melhor é preciso certa disciplina e organização. As pessoas que sabem otimizar seu tempo e usar as ferramentas certas para aprender mais, são as que mais aprendem.

Não é necessário aumentar seu tempo de estudos e ficar horas e horas diante dos livros, negando-se a ter lazer e descanso. Mas com alguns macetes você pode estudar melhor. Confira agora mesmo nossas dicas para estudar, com os 7 melhores macetes para estudar melhor:

 

1. Intercale as matérias sem medo

Fazer uma boa rotação de matérias no seu planejamento de estudos é uma das chaves para estudar melhor. Estudos psicológicos já confirmaram que estudar mais de uma matéria por vez, ao invés de apenas uma, é mais efetivo e promove melhor aprendizado. Com este hábito durante seus estudos evita-se a saturação de assuntos e matérias a serem estudadas, além de te poupar tempo para estudar várias matérias ao mesmo tempo. O correto é estudar até duas matérias diferentes por dia. Num cronograma de estudos de cinco dias por semana dá para estudar até 10 matérias ao mesmo tempo!

 

2. Autoexplicação – Você pode se ensinar

A autoexplicação abrange alguns hábitos que podem fazer seu rendimento nos estudos disparar: fazer resumos, perguntas e provas a si mesmo! Isso mesmo.

Ao fazer resumos com suas próprias palavras sua mente consegue compreender com mais facilidade o conteúdo estudado, a mesma coisa acontece com perguntas e provas feitas para si mesmo. Ao responder perguntas você trabalha sua concentração, o que fazer com que o conteúdo estudado se memorize e você não se esqueça dele tão fácil. Portanto nada de “decoreba”, a chave para estudar melhor é compreender melhor.

 

3. Invista no seu ambiente de estudos

Para tirar maior proveito dos seus estudos os especialistas indicam que haja um local específico só para estudar e se dedicar. Este local, que podemos chamar de “canto dos estudos”, pode ser sua sala de estar ou seu quarto.

Mas melhor do que só ter um canto dos estudos é mantê-lo sempre organizado e limpo, o mais confortável possível!

Assim quando chegar a hora de estudar sua mente vai se sentir mais disposta e bem localizada. Afinal bagunça e desorganização não animam ninguém.

Mas que tal investir um pouco mais? Decorar seu canto dos estudos com fórmulas químicas e matemáticas, através de colagens… Ou quem sabe ilustrações e frases motivacionais? Deixe este espaço com todo o clima de estudos.

 

4. Exercícios físicos para uma melhor concentração

Horas em frente aos livros e sentado/a pode fazer mal a coluna, além de causar problemas como o sedentarismo.

Para evitar que dores físicas te incomodem aposte em exercício físicos nas horas vagas. Quem sabe uma leve caminhada e alongamentos pela manhã, antes dos estudos, ou então se possui uma bicicleta considere começar a usá-la.

Além disso o hábito de se exercitar faz com que substâncias como a dopamina sejam liberadas, o que te deixa com a mente mais equilibrada e disposta para atividades que exijam muita concentração e foco.

Pode ter certeza que a prática de exercícios físicos, mesmo que leves como uma caminhada, vão te fazem sentir os efeitos positivos e estudar melhor.

 

5. Se afaste de redes sociais e distrações

Mantenha o celular longe, ou coloque em modo avião para que as notificações não venham a te fazer “cair em tentação”.

Sei que isso pode parecer muito difícil para alguns, mas deixar-se levar por distrações são o maior erro na hora de estudar, ou até mesmo o maior erro na hora de se dedicar a qualquer atividade que exija foco.

Para estudar melhor é necessário fazer alguns sacrifícios sim, mas sua recompensa está nas razões que são sua motivação. Portanto: celular, redes sociais e televisão longe do contato, durante as horas de estudo.

.

6. Aposte nos mapas mentais

Já ouviu falar em mapas mentais? Basicamente se define por criar diagramas simples com as informações que você precisa se lembrar.

A partir de um conceito principal você começa a relacionar aspectos relacionados e ir criando subcategorias, com as palavras que sejam de fácil entendimento e façam te lembrar do conteúdo. Os mapas mentais são simples e bem fáceis de se fazer, sendo mais eficientes do que uma simples lista de informações.

 

7. Cuidado com a negatividade: foque no seu sonho!

Nós somos nossos maiores amigos e inimigos, ou seja, seus pensamentos podem te motivar ou te desmotivar completamente.

Para evitar que os pensamentos negativos tomem conta de você tenha certeza sobre suas motivações. Pergunte-se: o que te leva a querer estudar melhor? Quais benefícios isso irá te trazer a médio e longo prazo? Você pode realizar sonhos com as portas que o estudo pode abrir? Claro que sim. Sonhe e foque em seus objetivos, lembre-se disso quando bater o desanimo.

Para conseguir tirar proveito do conteúdo e estudar melhor é necessário estar em equilíbrio com seu corpo e seu próprio ritmo de estudos.

Portanto, se esforce e se dedique a conquistar seus objetivos. Mas lembre-se que o mais importante é a sua saúde e seu bem – estar.

Tudo que é bom e saudável vem acompanhado de equilíbrio. Não se esqueça também que além da disposição e força de vontade sua memória e concentração são fundamentais para estudar melhor.

Então comece agora mesmo a tornar sua rotina de estudos melhor ainda! Coloque em prática nossas dicas de estudo e os 7 macetes para estudar melhor que acabou de aprender e verá os resultados enquanto aprende mais.

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!