Memorização

Memorizar a Bíblia: 8 técnicas memorização da Palavra de Deus

Neste artigo, vamos dar dicas e apresentar algumas 8 técnicas memorização da Palavra de Deus. Confira! Você sabia que a nossa memória precisa ser constantemente treinada para que possamos aprender e recordar aquilo que desejamos? E para memorizar a bíblia isso [...]

memorizar a bíblia

Sugestão de leitura: Como Melhorar a Memória- 10 Dicas Infalíveis

Como memorizar a bíblia?

A bíblia é um dos livros mais importantes da história da humanidade e é exatamente por isso que muitas pessoas buscam se aprofundar em seus ensinamentos. Você quer saber como memorizar a bíblia?

Neste artigo, vamos dar dicas e apresentar algumas 8 técnicas memorização da Palavra de Deus. Confira!

Você sabia que a nossa memória precisa ser constantemente treinada para que possamos aprender e recordar aquilo que desejamos? E para memorizar a bíblia isso não é diferente.

Os ensinamentos oferecidos no livro sagrado sempre foram um grande desafio de compreensão e memorização para todos os fieis e até mesmo interessados no conteúdo da bíblia.

A notícia boa é que, o nosso cérebro é um dos órgãos que maior tem capacidade de mudanças. Por isso, mesmo para quem é mais velho e acredita que memorizar a bíblia é algo impossível, pode sim mudar isso através de treino e, claro, dedicação.

Antes de tudo, é sempre importante ressaltar que todo trabalho de estudo e memorização da palavra de Deus começa com a dedicação. Sem isso, se torna muito mais difícil e até mesmo impossível conseguir evoluir no objetivo de memorizar a bíblia.

Através da adoção de determinados hábitos, além de conseguir memorizar tudo o que você deseja, poderá manter o seu cérebro saudável e ativo por muito tempo, fazendo assim ele trabalhar de forma positiva para você.

 

Vamos conhecer algumas técnicas para memorizar a bíblia?

 

1 – Técnica de recitação e musicalidade – Como memorizar a bíblia

memorizar a biblia

Esta técnica para memorizar a bíblia vai permitir que você realize esse trabalho de forma mais fácil e prazerosa. Através da recitação e musicalidade, além de conseguir memorizar versículos, você poderá avançar aos poucos e até memorizar textos inteiros da bíblia.

Quem é cristão sabe que conhecer a palavra de Deus é uma obrigação, e de acordo com especialistas, a bíblia foi escrita de forma que pudesse ser memorizada pelos fieis.

Comece se dedicando para memorizar as escrituras, reservando um tempo diário para isso. O mais interessante é que você poderá realizar esse exercício mentalmente em qualquer lugar que estiver. Por isso, aproveite todos os tempos possíveis, durante o trânsito, dentro do transporte público e enquanto espera.

Leve com você um livrinho pequeno do novo testamento, essas bíblias são distribuídas gratuitamente inclusive e são livros leves e que podem ser levados na bolsa.

 

2 – Um versículo por dia – Como memorizar a bíblia

memorizar a biblia

Comece o seu treino para memorizar a bíblia com calma, sendo que a dica é um versículo por dia. Com esse plano, dentro de um ano você poderá ter memorizado um livro inteiro da bíblia, ou até mesmo cartas de apóstolos.

Tente segmentar o versículo em várias partes para que as informações sejam processadas mais facilmente em sua memória. A ideia não é usar a silabação, mas sim dividir conforme os sons que são emitidos, por isso a ideia de recitar e dar musicalidade.

 

3 – Separe trechos e usa lápis de cor – Como memorizar a bíblia

memorizar a biblia

Outra dica para memorizar a bíblia é separar os trechos que você deseja ou precisa memorizar no momento e marque com lápis colorido. Defina as cores que serão utilizadas por você para cada tipo de sentença, por exemplo: versículos, palavras de Jesus, promessas bíblicas, entre outros.

Defina as cores para cada um e use-a em toda a bíblia para criar uma identidade visual imediata.

 

4 – Crie um grupo de estudos – Como memorizar a bíblia

Se você já faz parte de uma igreja, essa dica se torna ainda mais fácil para ser colocada em prática. É que todo trabalho de memorização em algum momento ou outro acaba se tornando monótono se você não criar novas maneiras.

Ao criar um grupo de estudos bíblicos ou até mesmo convidar um amigo que também tem o interesse em memorizar a bíblia, vocês poderão trocar ideias e fazer exercícios de memorização em conjunto, tornando o aprendizado mais dinâmico.

 

5 – Conte histórias da bíblia – Como memorizar a bíblia

Se você tem filhos ou crianças em casa, uma boa dica para se colocar em prática e que também irá ajudar você a memorizar a bíblia é a usar a técnica de contação de histórias bíblicas. Conforme a gente repete para outras pessoas uma mesma história, ela vai se tornando cada vez mais clara em nossa mente e esse processo é beneficiado por dois princípios: a repetição e a contação em voz alta. Vale muita a pena tentar.

 

6 – Reescreva trechos e versículos que você mais gosta – Como memorizar a bíblia

como memorizar a biblia

Se você tem um blog, ou uma agenda, ou até mesmo um quadro em seu quarto, que tal reescrever sempre alguns trechos e versículos que você mais gosta. Lembre-se que o ato de memorizar alguma coisa ocorre principalmente devido a repetição que fazemos. Por isso, a técnica de reescrever trechos e versículos da bíblia vai ajudar muito você a encarar esta tarefa.

 

7 – Ouça a bíblia – Como memorizar a bíblia

Em lojas de artigos religiosos ou até mesmo em sites da internet, você poderá encontrar áudios para poder ouvir a bíblia. A ideia é você poder ouvir sempre e, para isso, coloque os arquivos de áudios em seu celular ou Ipod, assim você terá acesso facilmente sempre que estiver na rua caminhando, ou dentro do transporte público. Enfim, essa é mais uma das técnicas de memorização da palavra de Deus para você aplicar no seu dia a dia.

 

8 – Crie peças de teatro e dramatização em sua igreja  – Como memorizar a bíblia

memorizar a biblia

Essa é mais uma das técnicas de memorização da palavra de Deus para quem já faz parte de alguma igreja ou instituição religiosa. Existem muitas festividades que são organizadas e você pode aproveitar para participar e criar com outros fieis peças de teatro e dramatização de alguns trechos da bíblia. Além de ser um trabalho artístico de grande importância, você vai obrigatoriamente precisar ler e decorar trechos para fazer o espetáculo, e isso irá contribuir positivamente para o seu trabalho de memorização como um todo.

Viu, como essas 8 técnicas para memorizar a bíblia poderão ajudar você? Boa sorte!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!