Dicas de Estudo

Como melhorar a concentração para os estudos? 11 Técnicas Simples e Eficientes

Como melhorar a concentração para os estudos

Leia também:

 

Quer saber como melhorar a concentração para os estudos aplicando técnicas bastante simples? Não perca o post de hoje! Aprenda cada um dele e aplique em sua vida de estudos o que mais se adapta as suas necessidades! Veja mais a seguir!

Melhorar a concentração para os estudos é o que mais os estudantes de hoje em dia buscam para se dar bem. Isso ocorre porque vivemos na era da informação acessível. Diariamente existem muitas distrações do que há 20 anos atrás, por exemplo.

Uma das fontes de distração mais fortes do momento está bem perto de nós: o celular. E logo atrás temos Facebook, Instagram e WhatsApp e outras redes sociais.

Mas quando se fala em concentração nos estudos, o vilão não é apenas o celular. Estamos falando também de distração da mente em outros pontos que nem sempre está relacionado a tecnologia.

Um lugar barulhento, sua família de visita ou até mesmo a preocupação em passar em uma prova, podem ser motivos de sobra para qualquer um perder a concentração na hora de estudar.

Pensando no problemático que possa parecer o ato de estudar, no que se diz respeito a concentração, resolvemos dar uma ajudinha com dicas de técnicas infalíveis que te ajudará a se concentrar muito mais no que está estudando e com isso ter melhores resultados.

 

Confira algumas técnicas para ajudar na concentração na hora de estudar

 

1 – Siga seu ritmo – Como melhorar a concentração para os estudos

Não adianta forçar seu cérebro a assimilar aquilo que você não está preparado. Comece pelo mais fácil e vai aumentando o grau de dificuldade conforme for se sentindo mais preparado para isso.

Outro ponto importante é dar tempo ao tempo. Passar muitas horas na frente do livro e não absorver nada, não é legal. Além disso, você pode terminar frustrado e desistir dos estudos. O melhor a fazer nesse momento, e tomar uma pausa e voltar com a cabeça mais leve.

 

2 – Cronograma sempre! Como melhorar a concentração para os estudos

Pode parecer bobagem, mas quando não temos um cronograma bem definido de tudo o que temos que estudar, a distração pode tomar conta de você rapidamente. Por isso, mantenha-se organizado!

Coloque em uma planilha tudo o que há que estudar e dias e horários para cada uma delas. No entanto, caso você não consiga cumprir, se dê novos prazos. Não seja tão exigente com você.

Conforme for terminando, marque-as como terminadas em sua planilha. Manter-se organizado ajuda e muito a concentração.

 

3 – Antes de estudar realize um ritual – Como melhorar a concentração para os estudos

Estamos falando de um ritual para chamar a concentração, tal como se alongar, por exemplo. Para os religiosos, fazer uma prece de joelhos pode ser uma boa opção também. Enfim, vale sua criatividade para explicar ao seu cérebro que é o hora de se concentrar.

Outro ritual pode ser em preparar um lanchinho e deixa-lo na mesa onde você estudará. Algo que seja como um sinal a seu cérebro de que você se sentará para estudar.

 

4 – Marca texto ajuda na concentração – Como melhorar a concentração para os estudos

Os marcadores com cores fortes para marcar o texto podem ajudar a você manter a concentração na informação que realmente é relevante. Marcar é uma ferramenta útil na hora de prestar atenção a detalhes, por isso, faça uso dela!

 

5 – Escrever a mão é sempre melhor – Como melhorar a concentração para os estudos

Quando escrevemos a mão, nosso cérebro se concentra bem melhor do que escrevendo no computador, por exemplo. Quando usamos as mãos para escrever o nosso sistema cognitivo responde de maneira mais organizada e com isso ajudando a nossa concentração.

Vários especialistas da área da educação já comprovaram a eficiência de escrever a mão no que diz respeito a aprendizagem e a concentração.

 

6 – Resumos – Como melhorar a concentração para os estudos

Quando realizamos resumos, estamos ativando o cérebro a assimilar o assunto e sintetiza-lo. Essa é uma excelente forma de aprender e se concentrar.

Por isso, não tenha medo de perder tempo e faça esquemas, resumos e fichamentos. No entanto, lembre-se de que se trata um resumo, nada de sair por aí copiando todo o livro ou material de apoio. Tente enfatizar aquilo que realmente é importante e relevante.

O resumo deve ser claro, conciso e objetivo. Deve ser um material de apoio para revisar.

 

7 – Tire dúvidas em sala de aula – Como melhorar a concentração para os estudos

Um dos maiores problemas da concentração é exatamente de não saber do que se trata a matéria. Por isso, tire suas dúvidas com o professor antes de tentar estudar sozinho.

Saber ao menos uma noção, ajuda na concentração nos estudos. Tire proveito de todos os momentos que você está com um experto no assunto.

 

8 – Fique longe de aparelhos eletrônicos – Como melhorar a concentração para os estudos

Como falamos lá no começo, os celulares são sem dúvida um vilão da falta de concentração nos estudos. Mas não é só eles, televisão, rádio e outros aparelhos também aparecem na lista, por isso, fique longe deles.

Na hora de estudar, mande mensagens a todos que você deseja dizendo que seu celular será desligado. Desse modo, você poderá se concentrar melhor nos assuntos.

Por mais que você acredite que estuda melhor ouvindo música, o melhor é desligar o aparelho, já que as músicas nos distraem facilmente, principalmente aquelas que conhecemos e sabemos cantar.

 

 9 – Revisão dos assuntos – Como melhorar a concentração para os estudos

A concentração melhora quando revisamos o que já estudamos. Não deixe nada sem revisar. A aprendizagem também depende disso.

 

10 – Estudar em grupo atrapalha a concentração – Como melhorar a concentração para os estudos

Por mais legal que pode parecer estudar em grupo, saiba que seus amigos podem se tornar um grande canal de distração para você! Por isso, prefira estudar sozinho.

Claro que para uma reunião para tirar dúvidas é bacana se reunir com o grupo, mas quando o assunto é concentração para aprender, nada melhor que você mesmo para fazê-lo sozinho.

 

11 – Evite lugares com barulhos – Como melhorar a concentração para os estudos

Sua mãe falando no telefone, seu irmão menor chorando, seu pai com o cortador de grama, definitivamente não é à toa que você não consegue se concentrar nos estudos.

Evite lugares barulhentos. Se na sua casa não é possível, prefira ir a uma biblioteca.

 

Essas foram nossas 11 técnicas para te ajudar a manter a concentração para os estudos. Siga cada uma delas e garanta melhores resultados nas provas!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!