Memorização

Como Melhorar a Memória- 10 Dicas Infalíveis

como melhorar a memoria

Leitura sugerida: 

Renato Alves – Do “esquecido” ao campeão brasileiro de memória

 

Afinal, como melhorar a memória??

Você sabia que 40% da população mundial tem algum tipo de problema de memória? Quer saber como se livrar disso?? Então fique atento em como melhorar a memória com 10 dicas infalíveis, que vão te ajudar no processo de melhorar a concentração, te auxiliar nos estudos e até mesmo em sua vida social.

Nossa memória é a função mais complexa e uma das mais importantes do cérebro humano. Quando o seu desempenho cai surgem dificuldades no rendimento dos estudos, trabalho e até mesmo dificuldades na vida social.

O ritmo de vida da sociedade atual está cada vez se tornando mais propício para o surgimento de problemas de memória e concentração em pessoas de diferentes idades. Por esta razão cada vez mais pessoas têm se interessado em saber como melhorar a memória e a concentração.

Tal dificuldade não ocorre apenas por conta de doenças cerebrais, mas também por problemas de origem psicológica, como a ansiedade.

Entenda agora mesmo como funciona o processo de memorização e o que fazer para melhorar a memória.

 

Entenda como funciona a memória

O processo de se guardar uma memória se inicia com a percepção de um estímulo. E é importante sabermos que nem tudo é fixado em nossa memória.

Nossa mente guarda apenas informações e lembranças que considera importantes. Por isso é relevante que se faça à lembrança algo significativo, para que ela possa ser “evocada”, ou seja, seja relembrada pelo cérebro.

Mas, o que precisa ser feito para que um fato ou informação se torne uma lembrança na memória? Uma mente descansada, atenta e interessada são os primeiros passos para uma boa memorização.

A neurociência divide a memória em duas partes: a memória declarativa e a explícita. A frase “A gente nunca esquece como andar de bicicleta”, define bem a função da memória não-declarativa (implícita). A memória não-declarativa (ou de procedimentos) é responsável por lembrar o cérebro sobre as execuções e hábitos cotidianos mais comuns e recorrentes, como escrever e escovar os dentes, por exemplo.

Já a memória declarativa (explícita) é a que desempenha sua função toda vez que nos recordamos de fatos ou informações, a memória explícita é a mais utilizada na concentração e nos estudos.

 

10 Dicas infalíveis para melhorar a memória

 

1 – Como Melhorar a Memória –  Envolva emoção e sentidos!

Para entender melhor essa dica é necessário saber que a memória explícita, a mais utilizada na memorização de fatos e informações, está diretamente ligada com uma região do cérebro chamada hipocampo, que inclusive é onde as atividades cerebrais envolvendo sentidos e emoções mais se desenvolvem.

Por esta razão é importante relacionar os sentidos e emoções a fatos e informações que devem ser memorizados.

Por exemplo, ao estudar para uma prova ou teste procure fatos que julgue interessantes sobre a matéria a ser estudada. Torne o momento de se dedicar ao trabalho ou estudos mais confortável e interessante.

 

2 – Como Melhorar a Memória – Associe memórias à objetos e características

Quem nunca passou pela situação de acabar de conhecer uma pessoa nova e, logo em seguida, se esquecer do nome dela? Acontece muito e é bastante embaraçoso. Para evitar essa e outras situações semelhantes, onde se ocorre o famoso “branco”, procure relacionar ao nome um objeto ou característica. Ao associarmos conceitos ou novas informações à objetos e características já conhecidos, a memorização fica mais fácil.

Por exemplo, você acaba de conhecer uma pessoa cujo nome é Rafael e você observa que ele tem um nariz enorme! Portanto relacione o narigão do cara ao nome dele! Fica mais fácil decorar!

 

3- Como Melhorar a Memória – Exercite sua mente

Assim como é com nossos músculos, o cérebro precisa ser exercitado para se manter saudável. Mesmo vivendo em uma rotina procure encontrar formas diferentes de encarar o cotidiano com mudanças simples, como fazer um trajeto diferente até o trabalho ou trocar o mouse de lado. O melhor exercício para sua memória é, definitivamente, aprender coisas novas. Como por exemplo: um novo idioma ou tocar um instrumento musical.

 

4 – Como Melhorar a Memória- Não decore, compreenda

A chave para se memorizar algo não está na repetição, mas sim na compreensão. Este conceito aplica-se principalmente na memorização dos estudos. Não decore falas para apresentações em público, por exemplo, mas procure entender todo o conceito por trás do que deve ser apresentado. A repetição automática pode inclusive impedir que você entenda o que deve ser exposto e dito, fazendo com que o temido “branco” aconteça.

 

5 – Como Melhorar a Memória – Álcool e tabaco: evite

O álcool é altamente prejudicial à memória. A longo prazo os exageros na bebida alcoólica podem levar a atrofia cerebral, literalmente a redução da massa cerebral! O que gera muitos problemas, inclusive dificuldades de concentração e quadros severos de esquecimentos.

Mas não é só o álcool o grande inimigo de sua memória, mas também o cigarro. O tabagismo favorece o desenvolvimento de problemas cognitivos que atrapalham a memorização e a concentração. Portanto se está interessado em manter sua memória e concentração afiados evite abusar dessas substâncias.

 

6 – Como Melhorar a Memória – Cuide de sua alimentação

Uma alimentação completa e saudável traz diversos benefícios físicos e mentais,inclusive na capacidade de concentração e memorização. Portanto, evite fazer refeições pesadas durante o dia e prefira espaçar suas refeições em porções moderadas. Além de manter a saciedade por mais tempo e ajudar o metabolismo, também contribui para melhorar a memória e capacidade de concentração nas tarefas do dia a dia. Além da alimentação, não se esqueça de manter o corpo hidratado: beba bastante água.

 

7 – Como Melhorar a Memória – Buscar tratamento em caso de depressão e ou ansiedade

A depressão é uma doença que, dentre muitos pontos negativos, também deixa lento os processos de nosso cérebro, o que faz com que o esquecimento venha a ser em muitos casos um sintoma típico da doença.

O mesmo se dá no caso de quadros de ansiedade. Ajuda e apoio psicológico – ou até mesmo psiquiátrico –, nessas situações são não só importantes como necessários, tanto para ajudar a melhorar a memória como para se ter uma boa saúde e bem estar psicológico.

 

8 – Como Melhorar a Memória – Descanse!

O bom funcionamento de todo nosso corpo e mente depende de horas de descanso necessárias. Portanto não subestime aquelas 8h mínimas de sono por noite. Priorize também seu conforto na hora de dormir, para que o sono tenha qualidade e seja restaurador.

 

9 – Como Melhorar a Memória- Faça exercícios físicos

Exercitar o corpo traz inúmeros benefícios, dentre eles a melhor oxigenação cerebral, o que promove melhor desempenho das funções cerebrais. Você sentirá uma diferença considerável em sua memória se se exercitar com regularidade.

 

10 – Como Melhorar a Memória- Não se sobrecarregue

Sobrecarregar-se, desempenhando várias atividades ao mesmo tempo, é um dos erros mais comuns e prejudiciais ao bom funcionamento da memória. Para evitar que esse tipo de situação venha a acontecer defina prioridades para seu dia. Tente fazer uma coisa de cada vez, voltando o foco para uma tarefa específica. O processamento das informações pelo seu cérebro será muito melhor, otimizando sua memória.

 

A memória é sua maior aliada

Assim como caminhadas regulares e alimentação balanceada promovem um corpo saudável e equilibrado, cuidados com a mente podem melhorar a memória e concentração. Nossas lembranças são o que temos de mais especial, portanto a memória deve ser cuidada para que se tenha bom rendimento nos estudos, trabalho e vida pessoal.

 

Gostou do artigo? Então deixa sua opinião e compartilhe!

 

Abração! 🙂

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!