Concurso Público Dicas de Estudo

Como Estudar para o Enem? 5 Dicas Para Você Brilhar no Exame!

como estudar para o enem

Como Estudar para o Enem?

Estudar para o Enem nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando o nervosismo insiste em nos atrapalhar!

Pensando nisso, no post de hoje, decidimos dar algumas dicas de como se organizar de forma eficiente para estudar para o exame.  Se você está disposto a saber quais são elas, confira o texto de hoje e arrase no exame do Enem! Vamos lá?

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é conhecido por sua exigência nos estudos e grande concorrência. Milhares de estudantes buscam a oportunidade de um futuro melhor através desse exame.

Isso porque, passar no Enem garante uma vaga de estudo no ensino superior em diversas instituições de renome do país. O exame foi criado com a finalidade de avaliar o desempenho dos alunos de escolas públicas do país, e no ano de 2009 o Ministério da Educação resolver agregar mais credibilidade ao exame, tornando ele parte de seleção de bolsas de estudos.

O dia do exame do Enem é parecido ao dia do famoso Vestibular. Muitos estudantes fazendo fila para entrar na escola onde darão os exames e muito nervosismo.

Não é novidade para ninguém saber que, se você quer de fato passar em qualquer prova, há que estudar bastante e ter uma estratégia! Estudar para o Enem pode até parecer um bicho papão, mas saiba que, desde que você esteja organizado e focado, a prova será fichinha para você!

 

Veja algumas dicas de como estudar para o Enem

O tema que vamos abordar agora se trata apenas de como se preparar para a prova no sentido de organização, lugar e tempo. Falaremos mais adiante sobre algumas técnicas de estudos que te ajudarão no exame.

Confira nossas dicas:

1 # Cronograma – Como Estudar Para o Enem

É muito importante começar por um cronograma de matérias a serem estudados. Isso porque, estudar sem saber por onde começar é uma furada! Coloque em seu cronograma quais são os dias que você se dedicará a estudar, assim como os assuntos em uma grande planilha.

 

2 # Onde – Como Estudar Para o Enem

Agora que você já sabe o que tem para estudar e reservou dias para isso, chegou o momento de saber onde estudar. O local é fundamental para absorver melhor todo o conteúdo e tirar melhor proveito.

Estudar em lugares agitados com pessoas falando, não é uma boa opção. Outra má decisão que muitos estudantes tomam é de estudar deitados em suas camas ou no sofá. Isso porque, quando estamos em posições horizontais, nosso cérebro manda comandos para que o corpo relaxe.

Essa sensação de relaxamento pode levar você a dormir em questões de minutos. Por isso, evite essa posição.

O ideal mesmo é estudar sentado. Dêpreferência em uma mesa e cadeira. O local de estudos deve ter espaço suficiente para apoiar todos os livros e materiais de apoio que sejam necessários.

A iluminação também é importante, já que lugares escuros tendem de forçar mais a vista e com isso dar a sensação de cansaço dos estudos.

 

3 # Pausas – Como Estudar Para o Enem

Há quem pense que devem fazer maratonas de estudos por longas horas. Na verdade, não é bem assim! Lembre-se que seu cérebro necessita fazer pausas para descansar e assimilar o que foi estudado anteriormente.

Nosso corpo trabalha com energia, e quando a esgotamos fica difícil assimilar a informação nova recebida.

Por isso, a cada 45 minutos realize pequenas pausas para beber agua, se alongar, sair a respirar ar fresco e etc.

Mas atenção, nada de ir assistir televisão ou ficar no celular, ok?!

 

4 # Disciplina – Como Estudar Para o Enem

Não precisa nem falar que a disciplina faz parte de um programa de estudos bem-sucedido não é mesmo?

O ideal não é se dedicar as 24 horas do dia de segunda a segunda. Lembre-se que longos períodos estudando não significa um bom resultado. O melhor é sempre se comprometer com um período menor de horas e fixar dias para os estudos.

Se você tem intenção de estudar nas segundas, quartas e sextas das 13:00 as 15:00, respeite! Tenha disciplina!

Desligue seu celular, avise a seus amigos e familiares que esses dias e horários você não estará disponível, e se dedique aos estudos. É importante que todos tenham consciência de que você está ocupado e que leva muito a sério os estudos.

Encare isso como um trabalho. Você não pode faltar nem chegar atrasado verdade?

 

5 # Materiais – – Como Estudar Para o Enem

Por mais organizado que você esteja, se você não conta com os materiais necessários para estudar, suas horas de dedicação podem ser um desperdício.

O ideal é sempre reservar todo o material necessário para estudar, como livros, caderno e apostilas, por exemplo.

Essas são algumas dicas básicas para você se organizar melhor para o Enem. A seguir daremos mais uma ajudinha, reforçando um pouco algumas técnicas que você pode usar para estudar para o Enem.

 

Técnicas de estudo para arrasar no Enem

Existem uma série de técnicas de estudos que você pode aplicar para passar na prova do Enem. Algumas delas são:

 

  • Mapas mentais:  logo após ler um assunto, é interessante você recriá-lo com um mapa mental. Trata-se de unir as informações a uma só, em uma única folha. Desse modo, o cérebro tende de se recordar com mais facilidade. Existem vários sites que disponibilizam programas para elaborar mapas mentais. O que eu mais gosto é este.

 

  •  Resumos em fichas: crie fichas com pequenos resumos. Repasse cada uma delas todos os dias que estão reservados para os estudos. Tente repassar as fichas para outra folha a cada 15 dias, desse modo, sua memória absorverá ainda mais as informações.

 

  • Flash Cards: o nome é derivado do inglês, que significa cartões rápidos. Trata-se de temas com menor complexidade. De um lado você coloca a pergunta e do outro lado a resposta. Separe duas caixas, uma para os que você já sabe e outros para aqueles que ainda não foram memorizados. Repasse os cartões nos dias dedicados ao estudo. Os que você sabe a resposta passe para a caixa dos “EU SEI”, os que você ainda não memorizou passa para a caixa “AINDA NÃO SEI”. Repasse a caixa do ano sei, até aprender todos.

 

Viu, como estudar para o Enem pode ser mais fácil do que você pensou? Boa sorte nos estudos!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!