Concurso Público

Como Estudar Para Concurso-10 erros que você não sabe que está cometendo

como estudar para concurso

Sugestão de Leitura: Dicas Para Concurso – 13 dicas para aumentar suas chances de aprovação

Renato Alves – Do “esquecido” ao campeão brasileiro de memória

 

Como Estudar Para Concurso??

Para ser aprovado em concurso público, às vezes, não só força de vontade é necessário. Ser um servidor público se tornou uma meta profissional para muitos brasileiros que buscam estabilidade financeira e boa remuneração.

Portanto para atingir sua vaga é necessário muito comprometimento, responsabilidade, organização nos estudos e, principalmente: muita preparação.

Conheça agora mesmo os 10 erros que você não sabe que está cometendo, ao se preparar para um concurso público.

Erro 1 – Como Estudar Para Concurso – Falta de estratégia e planejamento nos estudos

Imagine uma partida de futebol, por exemplo. Sem estratégia de jogo não se pode chegar a vitória e nem ao menos jogar bem. Assim como no esporte um concurso público também exige preparação e saber como estudar para concurso, tanto para responder as questões da prova com mais segurança, como para enfrentar a concorrência. Portanto a primeira coisa a se fazer é definir quais são seus horários disponíveis para se dedicar aos estudos, e definir quanto tempo será necessário para se estudar todo conteúdo do concurso público em questão.

Candidatos que são organizados, tendo um bom planejamento e métodos de estudos, certamente saem na frente da concorrência! Um exemplo disso é a história deste rapaz que com apenas 22 anos já foi nomeado para 10 concursos federais!

 

Erro 2 – Como Estudar Para Concurso – Exagerar na maratona de estudos diários

Exagerar nas horas diárias de estudo provoca sobrecarga mental, o que vai gradativamente fazendo com que a concentração e a capacidade de absorção do conteúdo diminua. Ou seja, estudar muito não quer dizer estudar melhor. O ideal e recomendado é nunca ultrapassar o limite de 5h diárias de estudo.

 

 

Erro  3 – Como Estudar Para Concurso – Estudar com material inadequado

Apostilas, cadernos e anotações são muito particulares e não devem ser utilizados para estudo se já foram usados por outra pessoa. Cada estudante aprende de uma forma diferente e estudar com anotações feitas por outras pessoas nunca funciona.

Na hora de escolher o material de estudo tenha em mente que há muitas opções no mercado. Vários tipos de cursinhos preparatórios, presenciais e online, apostilas para concursos e vídeo aulas. Portanto analise qual desses métodos se adequa mais a você.

 

Erro  4- Como Estudar Para Concurso – Não prestar atenção no edital

O professor Sérgio Camargo, especializado em concursos públicos diz que “Não ler o edital é o maior, e mais primário erro de qualquer pessoa que queira se dedicar a uma carreira pública”. E é, de fato. O edital de um concurso público possui informações importantíssimas: como o conteúdo que irá cair nas provas, o tempo entre as inscrições e a prova final e mais informações sobre a prova que podem ser muito relevantes. Se irá ter redação ou não, se as questões serão alternativas e os critérios de pontuação. Portando, quando lançar o edital do concurso de seu desejo esteja atento a cada frase contida nele.

 

Erro  5 – Como Estudar Para Concurso – Não estar atento ao “estilo da banca”

Cada banca examinadora de concurso público possui seu “estilo”, ou seja, pegadinhas típicas e questões parecidas que sempre costumam cair. Todo concurseiro bem preparado deve estar atento ao estilo da banca, para isso procure entrar em grupos para concurseiros do concurso de seu interesse, através das redes sociais. Na internet há fóruns sobre concursos públicos e muita informação sobre estilos de bancas, portanto use isso a seu favor.

 

Erro 6 –  Como Estudar Para Concurso – Estudar para concursos de diferentes linhas ao mesmo tempo

Não é sábio abraçar o mundo dos concursos públicos de uma vez só, ou seja, evite estudar para áreas totalmente diferentes. Um exemplo: um concurso público voltado para a área fiscal e outro voltado para a área de tribunal, são totalmente diferentes. Estudar para concursos de linhas diferentes pode comprometer e muito seu aprendizado, portanto evite. Se quiser prestar mais de um concurso de uma vez não há problema, desde que sejam de áreas iguais ou similares.

 

Erro  7 – Como Estudar Para Concurso – Começar a estudar só depois da publicação do edital

Marcus Bittencourt, professor no Damásio Educacional, afirma que muitos concurseiros esperam a publicação do edital para começarem a se preparar para a prova final. O maior problema é que o edital geralmente é lançado poucos meses antes da prova, o que limita muito o tempo disponível para se dedicar aos estudos. É um prazo muito curto para a preparação.

Portanto se já sabe qual concurso público é de seu interesse e está ansioso esperando sua abertura, comece a abrir os livros e se preparar. O conteúdo que irá cair nas provas pode ser pesquisado na internet, já que geralmente o conteúdo não muda. Não deixe para as vésperas, se prepare, pois concurso público exige esforço e dedicação, já que a concorrência quase sempre é grande.

 

Erro 8 – Como Estudar Para Concurso – Ficar só na teoria

Bom, este com certeza é o maior erro entre os estudantes em geral não só quem vai prestar concursos públicos. Muitos alunos ainda restringem seu aprendizado se concentrando apenas na leitura do conteúdo e deixando os exercícios de lado.

Portanto não adianta tentar fugir dos exercícios e redações, logo que entender a teoria o ideal é colocar em prática o que se aprendeu. Os exercícios são ótimos para que o aprendizado se fixe na memória.

 

Erro 9 – Como Estudar Para Concurso – Não intercalar e distribuir as matérias enquanto estuda

Muitos alunos estudam de forma aleatória e até mesmo caótica, ou seja, não possuem um controle de quantas e quais matérias estudar por dia. Este hábito é na verdade um grande erro entre estudantes e concurseiros.

Alguns especialistas em aprendizagem indicam que se estude até duas matérias diferentes por dia, começando pela que você menos gosta e terminando pela que você mais possui interesse. Intercalando as matérias desta forma você se mantém motivado, pois não terá que se desgastar tanto mentalmente no final, já que a matéria de que mais gosta é a última. Além de estudar até duas matérias diferentes por dia, ou seja, não corre o risco de fazer confusão entre vários conteúdos.

 

Erro 10 – Não se manter motivado

Este erro é o que acarreta quase todos os outros maiores erros cometidos por quem vai prestar concurso público. A motivação é a força que nos dá razões para ir atrás de um sonho, meta ou desejo. Sem ela podemos desanimar facilmente e não seguir o planejamento de estudos, por exemplo. Portanto antes mesmo de começar a estudar para um concurso público reflita quais são os motivos e o que a sua aprovação neste concurso irá te proporcionar de bom.

 

Gostou do artigo? Comenta aí e compartilha!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!