Concurso Público Dicas de Estudo

Como estudar para concurso? 5 Técnicas Matadoras Para Sua Aprovação

como estudar para concurso

Leitura sugerida: 

 

Levar uma vida estável e bem encaminhada requer certos hábitos. Tenha em mente algumas técnicas de estudo que te deixarão afiado para o dia do concurso. Como estudar para concurso? Saiba mais no artigo de hoje!

Em uma fase de crise econômica e porcentagem de desemprego recorde, os concursos públicos se tornam uma opção mais do que desejada por uma parcela considerável da população brasileira (ainda mais). Mas, como já sabemos, passar em um deles, principalmente os de concorrência acirrada, não é nada fácil.

Por isso, estudar apenas por estudas não vai adiantar de muito nesse caminho. Você deve e tem que descobrir novas técnicas efetivas de como estudar para concurso para que seu sonho se torne um fato real.

Para alcançar de vez uma estabilidade financeira/profissional e encontrar um caminho definitivo, organize os cadernos e venha com a gente nessas cinco dicas de ouro para gabaritar a prova.

 

1. Mentalizar é o primeiro passo – Como estudar para concurso

Antes de entrar de cabeça nos livros e iniciar os processos de aprendizagem e memorização, é necessário colocar de vez, e de fato, o concurso como um objetivo de vida.

É imprescindível se imaginar aprovado, acreditar que essa é uma missão que pode definir o resto dos seus dias, alcançar um nível de estímulo que aparentea falta de qualquer outra opção. Se encarar como um “pode ser que sim, pode ser que não”, acaba-se perdendo diversas oportunidades.

Por mais que você não acredite, o universo conspira a seu favor e não estamos falando de religião ou espiritualidade. Estamos falando de ser positivos com nossa missão que é de passar na prova!

Se você é uma pessoa negativa, saiba que a prova jogará em seu contra. Ao ler as primeiras perguntas você sentirá que já fracassou. Esse sentimento é ruim para os estudos, já que traz desmotivação ao concurseiro.

Por isso, acredite em seu potencial e em seus conhecimentos! Esse é o primeiro passo!

 

 2. Abdicar de certas regalias – Como estudar para concurso

Não, não há necessidade de ficar enclausurado dezesseis horas por dia (dormir é preciso) com a cara enfiada nas páginas. Mas convenhamos, acabar com a rotina de estudos todo final de semana para desfrutar de uma praia ou piscina, acordar todo domingo de ressaca sem energia para nada, não é uma forma de efetivar a evolução e o armazenamento do que se aprendeu nos outros dias.

Como sempre, o equilíbrio é a chave, manter-se focado é uma premissa básica para quem quer passar no concurso dos sonhos, nada que impeça você dos momentos de lazer para animar o espírito de vez em quando.

Por isso, a chave de como estudar para concurso é sem dúvidas conseguir conciliar de forma equilibrada a vida pessoal com a nova rotina de estudos.

Lembre-se que estudar para esse objetivo é temporário, logo você poderá desfrutar de todos seus amigos quando for um aprovado. Tome isso como algo temporal.

 

3. Organização: das matérias ao ambiente em que se estuda – Como estudar para concurso

Como tudo na vida necessita uma organização prévia, estudar para concurso também requer. Isso porque, começar uma missão sem organização pode levar tudo a perder. Por onde começar? Matemática? Português? Que tal fazer um cronograma?

Quadro com horários definidos, matérias e livros selecionados, delimitar metas durante as semanas, mesa limpa e bem arrumada. Esse é o princípio de um ambiente que otimiza o rendimento do candidato e credencia-o a um desempenho de alto rendimento no dia D. Com as horas de estudo estipuladas, é possível se auto avaliar e perceber que é possível acrescentar mais tempo nas leituras de determinado assunto, por exemplo.

Só assim você se mantém disposto e inspirado para continuar aprendendo e revisando assuntos que podem não ser o seu favorito, sem cair de vez nas distrações que temos por perto.

 

4. Revisar o conteúdo é fundamental – Como estudar para concurso

A revisão constante das disciplinas já estudadas é um trunfo importante. Manter os olhos longe de uma determinada matéria por muito tempo é um erro crasso, que pode acabar enviando as informações para algum lugar distante no cérebro.

Para mantê-las por perto, busque novas descobertas sobre tema revisto, tente exercícios que expandam gradualmente o universo das problemáticas já resolvidas anteriormente.

Mais uma vez, se organizar dentro desse tópico é ponto fundamental, já que é possível elaborar esquemas com o que foi absorvido de mais importante, sublinhar passagens de destaque e fazer lembretes que facilitem a vida do concurseiro.

Isso porque uma vez que aprendemos, pensamos que somos capazes de nos lembrar daquilo por longo período, mas não. A prova pode ser um momento bastante traiçoeiro para o cérebro e por isso, revisar é sempre importante!

 

5. Manutenção do conhecimento adquirido – Como estudar para concurso

Se todos os processos anteriores estão sendo seguidos, mas ainda não chegou a hora da aprovação, não é motivo para desanimar. A ordem aqui é manter-se atualizado sobre o que deve aparecer nas provas e não deixar o ânimo cair, de forma alguma.

Neste estágio, já é possível perceber que houve uma evolução, sendo assim, o objetivo é claro: Organizar-se para a próxima e não se pressionar por não ter alcançado êxitos precoces.

Com paciência e perseverança, a missão de passar no concurso desejado será inevitavelmente cumprida, se tornando apenas uma questão de tempo. Não se desanime.

Muito pelo contrário!

Tome a reprovação como um simulado e experiência adquirida. É normal nos sentir nervosos por algo desconhecido. Quando não sabemos como é a rotina da prova, pode parecer algo desesperador.

Mas no momento em que você está cara a cara com ela, e vê que não é motivo de chorar e se desesperar, seu corpo e mente relaxam mais. Quando não passamos de primeira, estudamos mais um pouco e já sabemos como será as próximas provas.

Por isso, relaxe e volte a estudar mais! Estudar para concurso não deve ser tomado como um bicho de 7 cabeças. Muito pelo contrário, deve ser tomado como um desafio a mais em sua carreira profissional. Por isso não desanime e se organize o máximo possível para arrasar em sua prova! Bons estudos!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!