Dicas de Estudo

Como Estudar Matemática – 10 técnicas para facilitar a compreensão da matéria.

Como Estudar Matemática

A matemática é uma das matérias mais exigidas em provas, vestibulares e concursos públicos. Por ser uma matéria fundamental em quase todo tipo de prova e que exige muita exatidão e atenção, a matemática desperta medo em muitos estudantes.

Porém, quem disse que matemática precisa ser uma matéria chata? Há muitos conceitos e histórias interessantes a respeito da matemática, e sem ela a humanidade não teria conseguido atingir metade de seus grandes feitos e invenções.

A matemática é uma linguagem universal, que nos cerca a todo momento e trouxe muitos benefícios a nossa vida. Além de servir como uma verdadeira porta de entrada para muitos concursos públicos concorridos, vestibulares de ótimas instituições e etc.

Portanto pare agora mesmo de encarar a matemática como se fosse um bicho de sete cabeças e confira agora mesmo as 10técnicas para facilitar a compreensão da matéria, tida como a mais complicada e chata do mundo:

 

1 – A prática será fundamental (mais do que em outras matérias) – Como Estudar Matemática – Como Estudar Matemática

Sim, matemática é uma matéria que tem muita teoria, porém a prática nesta matéria é inegável e muito necessária para sua compreensão. Não se compreende matemática lendo, mas sim entendendo as teorias e aplicando na prática: através de exercícios. Portanto a melhor forma de aprender matemática e praticando e revisando seus exercícios até acertá-los.

 

2 – Reveja seus exercícios e conserte erros – Como Estudar Matemática

Sim, os erros serão comuns, principalmente se esta não é sua matéria favorita. Mas é exatamente na matemática que podemos dizer com toda certeza: “é com o erro que se aprende”, errando os exercícios você pode revisá-los e entender porque errou, assim acaba aprendendo a fórmula novamente e onde errou em seus cálculos e contas.

 

3 – Mas não deixe de lado a teoria: domine os conceitos também – Como Estudar Matemática

Problemas de matemática possuem muitas variações, ou seja, pode haver mais de uma forma de aplicar tal fórmula e os fatores podem variar muito. Então apesar da prática ser o mais fundamental nessa matéria vale lembrar que também não se deve subestimar a teoria. É através do bom entendimento dos conceitos matemáticos que você conseguirá ir para a parte prática com sucesso.

4 – Não desista e nem pule exercícios que tem dificuldade em resolver! Encare os desafios – Como Estudar Matemática

Quando estamos estudando matemática por um certo tempo é muito comum “emperrarmos” em um exercício, ou seja: você não conseguir de forma nenhuma resolver determinado problema matemático. Porém quando isso acontecer não se desespere e desista! Muito que pelo contrário! Matemática é exatamente sobre encarar desafios, é neste problema matemático a princípio impossível que você irá recorrer a explicações e aprender ainda mais. Portanto na hora de estudar matemática não pule conteúdos caso não consiga resolver um exercício, se concentre em achar o problema. Números são exatos, portando não será impossível achar o resultado (por mais difícil que pareça).

 

5 – Troque informações matemáticas através do estudo em grupos – Como Estudar Matemática

Uma ótima maneira de estudar matemática é em grupos. A troca de informações em grupo é melhor ainda quando estudamos para uma matéria de exatas. Quando não souber como resolver algum exercício pode conferir a resolução completa de seu colega de estudos e entender exatamente aonde errou.

 

6 – Descubra tudo que há de interessante por trás da matemática – Como Estudar Matemática

Tente se interessar mais pela matemática! Essa matéria é muito subestimada e tida até mesmo como chata por muitos estudantes, porém se pararmos para pensar a matemática fascina a humanidade desde a Idade Antiga. Veja as pirâmides do Egito e o início da Astronomia, por exemplo, sem a matemática nenhuma grandeza dessas seria possível.

Já dissemos isso antes em outros artigos e voltamos a repetir: o interesse por determinado assunto torna seu aprendizado melhor. Ou seja, se você conseguir encontrar interesses na matemática seu rendimento nessa matemática vai melhorar muito.

 

7 – Se interesse e entenda melhor a linguagem universal da matemática! – Como Estudar Matemática

A matemática tem uma linguagem própria, você sabia? Há cientistas que gostam de dizer que a matemática é o idioma do universo, um lindo conceito não é mesmo? Bom, já que a matemática por si só é uma linguagem própria é muito indicado ter um dicionário de sinais e linguagem matemática. Você pode adquirir um online ou impresso, é fácil achar tanto na internet como em livrarias, vai te auxiliar muito na sua trajetória em aprender matemática!

 

8 – Concentração em dia: respeite seus limites, para ter saúde e estudar melhor – Como Estudar Matemática

Matemática é uma matéria que exige muito raciocínio e concentração plena. Portanto é fundamental estar com a mente disposta e alimentado. Sempre antes de começar seus estudos matemáticos tenha uma boa noite de sono e se alimente bem, se sentir que está começando a se desconcentrar na primeira hora de estudo opte por tomar uma bebida doce: a glicose auxilia na oxigenação cerebral, o que auxilia nas funções cognitivas e na concentração.

 

 9 –Tenha organização, para evitar a confusão mental – Como Estudar Matemática

A matemática por sí só pode ser uma matéria que causa bastante esforço mental, portanto manter a organização ao estudar matemática vai lhe ajudar muito. Mantenha o espaço onde estuda sempre limpo e agradável, para que aquelas horas de estudos não te gerem desconfortos.

 

10 – Vá um pouco mais além: use a criatividade na matemática! – Como Estudar Matemática

Outra dica de como estudar matemática é decorar seu quarto ou “canto dos estudos”, com fórmulas e conceitos matemáticos. Olhando todo os dias aqueles cartazes e decorações cheias de números e símbolos vai te ajudar a se familiarizar melhor com os conceitos matemáticos e ajudar na memorização!

Se não sabe como fazer a decoração há muitas dicas na internet que podem te ajudar, cartazes com papéis coloridos e números montando fórmulas matemáticas pelas paredes do quarto, ou frases que definem conceitos matemáticos de forma filosófica são ótimas ideias.

Matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças

Com todas essas formas de como estudar matemática ficou mais fácil de acreditar que essa matéria não precisa necessariamente ser chata, não é mesmo? Não encare a matemática mais como um obstáculo, e sim como uma ferramenta aliada de seu raciocínio e que também pode te trazer novas oportunidades.

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!