Dicas de Estudo

Como Estudar em Casa – 10 Formas de Aumentar Seu Rendimento nos Estudos

como estudar em casa

Como Estudar em Casa??

Sugestão de leitura:  

Dicas Para Concurso – 13 dicas para aumentar suas chances de aprovação

Como Estudar Para Concurso-10 erros que você não sabe que está cometendo

Renato Alves – Do “esquecido” ao campeão brasileiro de memória

 

Estudar em casa pode te trazer mais conforto, além de economizar com as despesas de um cursinho preparatório.  Mas a questão é: como estudar e casa com eficiência?

Muitos estudantes sonham em estudar no conforto de suas casas, mas acabam não conseguindo por a ideia em prática. Estudar em casa tem muitos benefícios, entretanto há mais distrações e liberdades. É preciso muita disciplina e planejamento para se dedicar aos estudos no conforto do lar.

Ao contrário do que nos é ensonado nas instituições educacionais estudar em casa é muito possível e inclusive podemos render e absorver mais conteúdo desta forma. Basta seguir algumas dicas, ter disciplina e claro: força de vontade! Confira agora mesmo as melhores formas de aumentar seu rendimento estudando em casa.

Como Estudar em Casa – Dica 1 – Planejar seus estudos com metas diárias

Se você optou por estudar em casa já sabe que um cronograma de estudos é fundamental. Com o planejamento de seus estudos você tem o controle sobre quanto tempo em média irá levar para conseguir completar seus estudos, além da possibilidade de acompanhar seu rendimento conforme o tempo passa.

Uma das barreiras que o estudante pode encontrar é não saber por onde começar, então permanece com seu cronograma de estudos sem avançar de fato no progresso dos estudos.

Para evitar esse problema a dica é colocar metas diárias para si mesmo em seus estudos em casa. Defina o mínimo de tempo diário que você deve estudar e qual conteúdo deverá ser estudado e exercícios a serem feitos em cada dia. 

 

Como Estudar em Casa – Dica 2 – Descanso: nem de menos e nem demais

O excesso de descanso e a falta dele são dois grandes problemas para quem estuda em casa. O correto é aplicar uma pausa de 5 minutos, a cada 25 minutos de estudos. 

Esta técnica é chamada de Técnica de Pomodoro. Faça isso durante três pausas, e na quarta seu descanso poderá ser de 25 minutos.

Essa técnica resulta em uma melhor concentração, dividindo os estudos em espaços de tempo e possibilitando uma melhor memorização. 

O descanso de 25 minutos ao final é como se fosse uma “recompensa” para a mente, portanto você se manterá com mais motivação para estudar. Bem legal, né?

 

Como Estudar em Casa – Dica 3 – Cuidado com as distrações

Durante suas pausas evite acessar a internet ou assistir televisão. Os veículos de comunicação são feitos para prender sua atenção e facilmente você pode ultrapassar seu tempo de descanso e se desconcentrar dos estudos.

O mais saudável durante as pausas é fazer um lanche, caminhar um pouco ou conversar com quem mora com você. Ao final de seus estudos do dia você poderá usar as redes sociais, assistir televisão e realizar outras atividades caso queira.

 

Como Estudar em Casa – Dica 4 – Escrever, escrever e escrever!

Ler um livro e grifar as partes mais importantes, ajuda. Porém ainda não é o suficiente para te ajudar a absorver mais conhecimento.

Após estudar procure fazer resumos com suas próprias palavras sobre o assunto estudado. Ao fazer resumos para si mesmo é como se sua mente estivesse ensinando a si própria,  de forma que você compreenda melhor o que acabou de estudar. É uma ótima forma de estudar melhor e com certeza você vai sentir a diferença logo que fizer seu primeiro resumo.

 

Como Estudar em Casa – Dica 5 – Comece estudando devagar e progrida com o tempo.

 “Transportai todo dia um punhado de terra, e fareis uma montanha”. (Confúcio).

Começar a colocar em prática um novo hábito exige tempo. Portanto comece seus estudos em casa devagar, e vá progredindo com o tempo.

Começar com uma sessão de estudos de 2h não irá te manter motivado/a. O recomendado é começar com uma sessão de estudos de 20 minutos e ir aumentando conforme os dias.

Entretanto cuidado: nunca ultrapasse 5h diárias de estudos, até porque depois desse tempo sua mente não absorve mais o conteúdo da mesma forma e o resultado é um cérebro sobrecarregado.

 

Como Estudar em Casa – Dica 6 – Respeite seu horário biológico e renda mais!

Para ter um bom rendimento nos estudos em casa é preciso saber qual o horário do dia que você está mais apto a aprender e produzir.

Para isso é preciso saber um pouco mais sobre seu relógio biológico. Se durante a parte da manhã você é daquelas pessoas que não sentem fome e nem disposição, nem considere começar seus estudos antes do almoço.

Portanto dedique alguns dias para analisar qual período do dia tem mais disposição. Após definido aí sim dê inícios aos estudos.

A melhor forma de detectar qual seu horário produtivo é estudando nos três turnos do dia: de manhã, de tarde e de noite. Considere fazer anotações sobre sua concentração durante os três turnos também.

 

Como Estudar em Casa – Dica 7 – Só a teoria não basta

Não adianta ficar horas e horas estudando e aprendendo conteúdo na teoria se nunca colocá-lo em prática. De acordo com especialistas em mente humana para que a informação não seja descartada no cérebro ela deve se considerada útil para a mente.

A melhor forma de fazer isso é através de exercícios, respondendo provas e questões relacionadas ao estudo.

Quando você faz uma pergunta a alguém a pessoa costuma parar tudo que está fazendo para responder a pergunta, isso porque tal atividade exige concentração.

E aí que está a chave para render seu aprendizado! Ao respondermos questões nosso cérebro se concentra muito mais em todo conteúdo estudado.

 

Como Estudar em Casa – Dica 8 – Grupo de estudos: troca de informações

Grupos de estudos são uma ótima forma para estudar melhor! A troca de informações, dúvidas de outros colegas de estudo e compartilhamento de exercícios e questões leva a uma aprendizagem muito melhor e mais completa.

Proponha esta dica aos seus amigos que também possuem interesse em estudar em casa e monte seu grupo, ou entre para um grupo de estudos à parte.

 

Como Estudar em Casa – Dica 9 – Faça “mini aulas”!

Se você tem colegas que estão estudando para o mesmo vestibular, concurso ou propósito que tal se unirem e fazerem uma aula entre vocês? A dica é escolher um conteúdo que vocês encontrem mais dificuldade.

Esta dica segue o mesmo princípio do grupo de estudo: o compartilhamento de informações irá enriquecer o aprendizado de todos. Além disso usar suas próprias palavras para explicar um conteúdo te ajuda na compreensão do estudo.

 

Como Estudar em Casa – Dica 10–Por último e mais importante: O que te faz seguir?

 O maior perigo de se estudar em casa é deixar-se ser tomado pela desmotivação. Já que o ato de estudar depende unicamente de você, e não há cobranças externas.

Todo dia pela manhã faça o exercício de lembrar-se dos motivos que o levaram a querer estudar e quais seus objetivos.

Quais felicidades a conquista desse objetivo irão te proporcionar? Você pode chegar à conclusão de que seus estudos vão te ajudar a alcançar um sonho, ou até mesmo mais de um sonho.

E a primeira etapa para a realização destes sonhos são seus estudos! A motivação será a principal força para te fazer seguir todas as nossas dicas e realizar seus objetivos.

 

Gostou do artigo? Comenta aí e compartilha!  😉

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!