Dicas de Estudo

Como estudar melhor – 15 técnicas matadoras comprovadas pela psicologia

Como estudar melhor?

Leitura Sugerida: Como Estudar em Casa – 10 Formas de Aumentar Seu Rendimento nos Estudos

 

Para saber como estudar melhor é necessário entender como funciona sua atenção e quais distrações podem mais te afetar. Desta forma você começará a perceber quais aspectos mais te afetam durante o rendimento de seus estudos. A psicoterapeuta Nazareth Ribeiro afirma que organização é o aspecto mais fundamental na hora dos estudos, e ainda destaca três pontos: planejamento,disciplina e prioridade.

Para saber como aplicar o seu planejamento de estudos, ter disciplina e definir suas prioridades durante os estudos confira as 15 técnicas matadoras comprovadas pela psicologia. Saiba agora mesmo como melhorar sua concentração e estudos:

 

 1. A Técnica de Pomodoro – Como Estudar Melhor

A técnica do Pomodoro (do italiano Pomodori, que significa tomate), foi criada pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 80. A técnica auxilia no gerenciamento do tempo ao nosso favor. Consiste em escolher uma atividade, como por exemplo estudar, seguindo os passos:

  • Dividir o tempo para atividade em questão em espaços de 25 minutos.
  • Ao final de cada espaço de tempo faça uma pausa de 5 minutos e retorne para mais um espaço de tempo de 25 minutos, assim por diante, durante três pausas.
  • Na quarta pausa faça de 15 a 25 minutos de descanso.

A técnica do Pomodoro consiste em dividir uma tarefa grande, como estudar mais de uma hora, em espaços mais curtos de tempo. Tornando a atividade menos maçante e mais fluída.

 

2. Elabore perguntas para si mesmo – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Essa técnica se aplica bem ao estudante que já está familiarizado com o conteúdo. Consiste em desenvolver questões sobre a própria matéria estudada e responde-las, o que pode ser feito por escrito. A técnica faz com eu se adicione novos conhecimentos e informações ao que já havia sido aprendido, além de ajudar na fixação do conteúdo na memória.

 

3. Conte uma história a si mesmo – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Uma história tem impacto positivo em nossa memória e concentração, auxiliando a reativar a memorização. A dica é elaborar histórias sobre o conteúdo aprendido, que expliquem a matéria de forma de sua compreensão se torne mais simples e fácil de se lembrar.

 

 4. Prática distribuída – Como Estudar Melhor

Essa prática consiste em se programar com um verdadeiro cronograma de estudos, ao invés para deixar sempre para as vésperas. Estudos de psicologia já indicaram que estudar uma matéria de forma dividida em pequenos períodos é muito mais relevante do que se dedicar horas e horas a fio a mesma matéria. Uma mente descansada e o equilíbrio durante os estudos garantem melhor memorização e concentração.

 

5. Intercalar diferentes estudos – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Engana-se em pensar que intercalar duas matérias em um dia de estudo pode confundir e atrapalhar o rendimento. Pesquisas já indicam que o mais efetivo é justamente o contrário: a rotatividade entre as matérias a serem estudadas. Além de evitar que o assunto sobre uma matéria se sature, vai lhe poupar mais tempo.

 

6. Faça simulados e testes práticos – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Os simulados e provas anteriores não servem apenas para avaliar sua aprendizagem. Eles também melhoram seu desempenho nos estudos e te fazem aprender mais!

Portanto de mês em mês, no mínimo, inclua o hábito de realizar simulados (caso esteja estudando para um vestibular ou concurso) ou provas-teste.

 

7. Aplique o Método Socrático – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Sócrates foi um filósofo que se destacou por sempre indagar e levar as pessoas ao questionamento sobre os mais diversos assuntos. Este método pode ser aplicado aos seus estudos! Debata e converse mais com seus amigos sobre os temas estudados. Física quântica, história da arte e biologia… Qualquer matéria pode se tornar um assunto interessante. O debate em grupo ajuda na formulação de ideias sobre o conteúdo.

 

8. Não tente demais evitar os erros- Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Quem nunca ouviu aquela expressão: “É errando que se aprende”? . Na realidade errar pode te fazer literalmente aprender. Pesquisas já mostraram que errar é uma das melhores formas de se absorver novos conteúdos e compreender o conteúdo. Portanto não tenha medo de tirar suas dúvidas com um professor, ou de se arriscar nos simulados e testes.

 

9. Estude em grupos com frequência – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Estudar em grupos é uma estratégia que traz benefícios para seu rendimento, como compartilhar conhecimentos. Além disso a troca de informações entre os estudantes aumenta a absorção de conteúdo.

 

10. Durma bem! – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Dormir é um descanso essencial para a saúde física e mental. A privação de sono pode acarretar problemas de concentração, problemas de memória e raciocínio lento. Priorize dormir ao mínimo 8h por noite, interruptamente.

 

11. Rabisque! – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Pode parecer um hábito irrelevante nos estudos, porém psicólogos afirmam o contrário. O psicoterapeuta Simon M. Laha explica que os rabiscos durante as aulas e leituras podem te ajudam a memorizar 30% a mais, em comparação às pessoas que não rabiscam.

 

12. Aprenda ensinando – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Ensinar seus amigos em grupos de estudo pode te ajudar com seu rendimento e compreensão da matéria. Enquanto ensinamos também revemos os conteúdos e memorizamos melhor aquilo que é necessário.

 

13. Faça resumos – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Outra excelente forma de memorizar o conteúdo estudado é através de resumos. Através deles fixamos a matéria estudada de uma forma profunda em nossa mente.

 

14. Decore seu “canto dos estudos” – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Invista na decoração de seu canto dos estudos através de colagens de fórmulas e conceitos a serem estudados. O contato diário com a visualização das fórmulas, ilustrações e conceitos de estudo irão te auxiliar na memorização. Portanto solte sua criatividade!

 

15. Beba algo doce! – Como Estudar Melhor

como estudar melhor

Isso mesmo! Da mesma forma que um sono de qualidade e uma alimentação balanceada auxiliam para melhorar seus estudos e concentração, a glicose é fundamental nesse processo de absorção de informação pelo cérebro e na melhora da concentração. Antes de provas, vestibulares e testes procure beber um suco, chá ou café aproximadamente com 30 minutos de antecedência. Você com certeza vai notar a diferença.

 

Alcance seu objetivo com técnicas de estudo

Os estudantes, concurseiros e vestibulandos podem aumentar o rendimento nos estudos de diversas formas. Através de debates, escrevendo, praticando, ensinando outras pessoas, ouvindo e até mesmo mudando pequenos hábitos do dia a dia que fazem toda diferença! Não deixe de aplicar essas técnicas comprovadas pela psicologia, para melhorar seus estudos, comece a colocar em prática agora mesmo as mudanças em sua rotina de estudos que vão lhe auxiliar a realizar seu sonho e alcançar resultados incríveis!

 

Gostou do artigo? Então deixa seu comentário!

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!