Concurso Público

Dicas Para Concurso – 13 dicas para aumentar suas chances de aprovação

Dicas Para Concurso

Confira as 13 melhores Dicas para Concurso que irão aumentar muito suas chances de aprovação

 

Sugestão de leitura:

Como Estudar Para Concurso- 10 erros que você não sabe que está cometendo

Renato Alves – Do “esquecido” ao campeão brasileiro de memória

 

Com a chegada da tão temida crise econômica, os concursos públicos  tornam-se opções cada vez melhores e mais disputadas.

A promessa de estabilidade profissional e boa remuneração, contando com os benefícios oferecidos, é o que atrai a maioria dos concurseiros Prestar um concurso público é um dos melhores caminhos profissionais a se seguir.

Porém, como toda meta e objetivo, garantir uma vaga em um concurso público exige dedicação e planejamento. Fique atento as 13 melhores dicas de como estudar para concurso público e se preparar da melhor forma para alcançar seu objetivo e aumentar suas chances de aprovação:

 

Dicas para Concurso 1 – Coloque sua ideia em prática

Todo sonho nasce de uma ideia ou desejo. Se estiver há muito tempo pensando em prestar um concurso público:

  • Coloque sua ideia em ação e transforme sua realidade.
  • Analise o que te motiva a querer uma vaga em um concurso público
  • Determine qual área e cargo lhe atraem.

Lembre-se de que em um cargo público há grandes possibilidades de ótimos planos de carreira e crescimento profissional! Motivação é o primeiro passo para garantir bons estudos.

 

Dicas para Concurso 2 – Tenha um bom material de estudos em mão

Existem diversas opções disponíveis no mercado que podem te ajudar na escolha dos materiais de estudo, como cursos online, apostilas para concursos, vídeo-aulas e outras opções que vão lhe guiar sobre como e o que estudar para o concurso público escolhido.

Antes de se decidir sobre o material de estudos pesquise e faça uma busca. Consulte seus amigos e conhecidos que estão estudando para um concurso ou vestibular, veja opiniões na internet e peça referências.

É possível passar em um concurso público estudando em casa, com um bom material em mãos e planejamento de estudos.

Há pessoas que absorvem o conteúdo estudado muito bem em vídeo-aulas, outras se adaptam melhor em uma verdadeira sala de aula, com professores.

Se analise e saiba qual das opções é a melhor pra você, são muitas disponíveis.

Existem profissionais que ajudam os alunos a descobrirem o seu melhor método de estudo e que também fazem um planejamento específico para suas aspirações. Atualmente, o Curso de Estudo e Memorização do professor de renome internacional Renato Alves é considerado o melhor do Brasil. Se quiser dar uma olhada clique aqui

 

Dicas para Concurso 3 – Tenha um local de estudos agradável

Muitos concurseiros ainda não entenderam o porquê da importância de ter seu “canto dos estudos”.

A questão é que nossa mente funciona melhor quando se familiariza com o ambiente, chamamos isso de “gatilho físico”. Este conceito serve para tornar a ação de estudar menos cansativa, visto que o local deve estar organizado e tranquilo.

Portanto organize o seu próprio “canto dos estudos”! Mantenha-o limpo e organizado. Decorá-lo com colagens e lembretes de fórmulas e conteúdo de estudo também é uma ótima ferramenta, que ajuda na memorização.

 

Dicas para Concurso 4 – Estabeleça horários para as redes sociais

As redes sociais e o celular são verdadeiros inimigos para alguns concurseiros, quando utilizadas para distração, em exagero.

Portanto cuidado para não extrapolar no uso. Se esforce para se desligar de redes sociais e WhatsApp durante suas horas de estudo.

O melhor a se fazer para evitar isso é acessar redes sociais antes do início dos estudos, durante uma pausa e ao final de seus estudos diários. Desta forma a “abstinência” por redes sociais não vai te incomodar tanto assim.

 

Dicas para Concurso 5 –Tenha um plano de estudos e siga-o

Toda meta só pode ser atingida com planejamento e dedicação. Com a motivação correta e material de estudo, respeite o cronograma de estudos e não deixe para estudar na última hora.

Quanto mais tempo você disponibilizar para se dedicar aos estudos, mais tempo terá de absorver o conteúdo.

Desta forma, na hora da prova terá mais segurança e mais chances de passar em um concurso público

 

Dicas para Concurso 6 –Otimize seus estudos na Segunda – Feira

Dentre as matérias que devem ser estudadas escolha duas das que mais gosta e se interessa. A dica é que você comece todas as segundas-feiras estudando suas duas matérias favoritas.

Isto porque a tendência é começarmos a semana sem ânimo, e com duas matérias interessantes a tendência é de que você já comece a semana com gás e mais motivação para estudar.

 

Dicas para Concurso  7–Otimize os estudos durante a semana

De terça-feira até sexta feira estude duas matérias por dia, priorizando a seguinte forma:

  • Sempre começar estudando a matéria pela qual você menos se interessa, entre as duas.
  • A segunda disciplina a ser estudada deve ser aquela de que mais gosta, entre as duas.

Essa técnica de estudos confere um equilíbrio

Dicas para Concurso 8–Participe e esteja entre os melhores

Priorize entrar para grupos de estudo e fóruns em redes sociais de concurseiros e concursados. Com estas verdadeiras ferramentas você poderá ficar cada vez mais por dentro de dicas e as famosas “pegadinhas”, que caem nas provas. Troque ideias, debata e compare suas questões resolvidas.

 

Dicas para Concurso 9 –Fique por dentro das notícias

Provas de concursos públicos costumam caprichar nas atualidades. Portanto esteja atento ao que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Se não gosta de ler jornal, tente pelo menos assistir a um bom noticiário regularmente.

Quanto mais bem informativo você estiver, melhor irá compreender as questões sobre atualidades. E, de quebra, também faz bem estar sempre informado.

 

Dicas para Concurso 10 ­–Pratique sempre!

Não apenas faça exercícios da matéria estudada, mas faça muitos exercícios.

Provas para concursos públicos geralmente exigem agilidade, portanto sempre procure por novos exercícios, principalmente aqueles que já caíram em provas anteriores. Simulados para concursos são uma ótima forma de treinar.

 

Dicas para Concurso 11 –Respeite seu corpo: se alimente e durma bem

Essa dica é fundamental. Um corpo saudável está totalmente ligado a uma mente sã. Procure se alimentar de forma equilibrada e visando sua saúde. Evite dedicar horas e horas da madrugada para os estudos, seu corpo certamente irá corresponder negativamente a isso. Fadiga e indisposição geram problemas de saúde, além de prejudicar seu rendimento nos estudos.

 

Dicas para Concurso 12 –Vá com calma na véspera

Quando finalmente estiver faltando um ou dois dias para a prova, chegou a tão esperada hora de começar a relaxar sua mente. No máximo repasse os tópicos estudados sem pressa. Você precisará de uma mente totalmente disposta e descansada para a grande prova! Portanto não é nem um pouco indicado exagerar nos estudos nas vésperas.

 

Dicas para Concurso 13 –Acredite em você e mantenha o foco!

Foque no seu objetivo, sempre! Lembre-se de que, mesmo que estudar seja muitas vezes trabalhoso e árduo, você está em busca de uma conquista e satisfação profissional. Seu esforço está sendo feito para sua própria realização e felicidade. Estudar também é cuidar de si. Não tome este processo de estudar para concurso público como se fosse uma penitência, mas sim um investimento em você!

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.” Albert Einstein

 

Espero que tenham gostado das nossas dicas! Se gostou comenta aí e não deixa de compartilhar com seus amigos, beleza? 🙂

Por favor, curte ai!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Gostou do Blog? Então compartilha com seus amigos!