Alimentos para Memória

Vitaminas para o cérebro – 13 Alimentos Para Turbinar Sua Memória e Dar Adeus aos “Brancos”

 

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Quais são as Vitaminas para o cérebro e onde encontramos? 

Uma boa e completa alimentação pode auxiliar a manter nosso cérebro mais concentrado e melhorar a memória. Vitaminas para o cérebro consiste em alimentação rica em antioxidantes e minerais como selênio, zinco, ferro entre outras. Tais vitaminas previnem as doenças degenerativas, tais como o Alzheimer e o Parkison. Conheça agora mesmo sobre os alimentos que melhoram a memória e a concentração:

 

Vitaminas para o cérebro – Batata doce – Fonte de glicose

Vitaminas para o cérebro

A glicose é a principal fonte de energia dos neurônios cerebrais, as melhores fontes de glicose se encontram nos cereais integrais, legumes e frutas em geral. A falta de glicose no sangue pode levar a hipoglicemia e até mesmo ao coma, podendo também ocasionar falta de concentração. Além dos cereais, frutas e legumes uma ótima e saudável fonte de glicose é a batata doce.

 

Vitaminas para o cérebro – Carne Vermelha – Fontes de zinco

Vitaminas para o cérebro

O zinco é um mineral que atua em nosso corpo tendo ação regulatória e anti-inflamatória, atuando em nossas células cerebrais. O zinco é responsável por preservar as membranas dos neurônios (células cerebrais), o que colabora para a troca de informação entre eles. O zinco pode ser encontrado em ovos, carne vermelha e no leite. O zinco desempenha função regulatória no organismo. De acordo com a nutricionista do Hospital Sírio Libanês, Érika Suiter, ele atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. “O zinco protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles”, diz. Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, laticínios e fígado.

 

Vitaminas para o cérebro- Abacate – Fonte de selênio

Vitaminas para o cérebro

O selênio é um mineral que contribui muito na atividade cerebral. A falta de selênio no organismo, pode ocasionar distúrbios cerebrais e alterações de humor, isto porque essa substância tem a função de auxiliar os hormônios serotonina e dopamina na transmissão de informações entre os neurônios. Os melhores alimentos para se consumir selênio são grãos, alho, frutos do mar e abacate!

Vale ressaltar que o abacate é uma fruta excepcionalmente completa. Com vitaminas e minerais que contribuem para o funcionamento e até mesmo no desenvolvimento cerebral – sendo inclusive indicado por muitos obstetras, como alimento fundamental durante a gestação. Por conta de seus minerais que atuam no desenvolvimento cerebral saudável.

 

Vitaminas para o cérebro- Fígado – Fonte de ferro

Vitaminas para o cérebro

A função do ferro em nosso organismo é fundamental: auxiliar no transporte de oxigênio para todos os tecidos, inclusive para o nosso cérebro. A baixa oxigenação no cérebro resulta em falta de ar, problemas de memória e concentração e até mesmo desmaios. Para garantir uma boa oxigenação é bom consumir ferro, que pode ser encontrado em alimentos como carnes vermelhas (principalmente fígado), e folhas verdes escura, dentre elas a couve é uma das melhores fontes de ferro.

 

Vitaminas para o cérebro – Leite – Fonte de Fósforo

Vitaminas para o cérebro

O fósforo é outro mineral necessário para o bom funcionamento do nosso cérebro, e que atua na melhora da memória e concentração, uma vez que atua reparando as membranas dos neurônios.  Fósforo é recomendado principalmente na alimentação de estudantes, já que o nutriente auxilia diminuindo a sobrecarga do excesso de atividade cerebral. O fósforo pode ser encontrado no leite e seus derivados, ovos e cereais

 

 Vitaminas para o cérebro – Azeite e aveia – Fontes de vitamina E

Vitaminas para o cérebro

A vitamina E é considerada antioxidante. A falta do nutriente pode ocasionar danos nas fibras nervosas e diminuição dos reflexos, além de problemas de concentração e perdas de memória. Para evitar tais problemas opte pelas melhores fontes de vitamina E nos alimentos, que são os azeites vegetais e cereais, como a aveia.

 

Vitaminas para o cérebro – Acerola e limão – Fontes de Vitamina C

Vitaminas para o cérebro

A vitamina C é fundamental para nossa saúde, isso já se sabe. Inclusive a substância é importante para o bom funcionamento cerebral, já que é antioxidante e deve estar presente na atividade química dos neurônios. As melhores fontes de Vitamina C nos alimentos pode ser encontradas em frutas cítricas, como o limão, acerola e Kiwi. Ela também é um antioxidante e participa da atividade química dos neurônios, sendo importante para a memória e para a concentração. Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas, se destacando a acerola e o limão! Uma ótima dica é misturar tais frutas entre si e fazer uma verdadeira vitamina para a memória

 

Vitaminas para o cérebro – Cerveja – Fonte de Vitamina B1

Vitaminas para o cérebro

O carboidrato é a maior fonte de energia para o corpo, e a Vitamina B1 auxilia no metabolismo e absorção de energia. Pessoas com problemas no metabolismo cerebral, apresentam deficiência de vitamina B1. Para evitar este problema procure consumir alimentos que forneçam a Vitamina B1, como nozes e até mesmo a bebida predileta do brasileiro: cerveja! A levedura encontrada na cerveja é o alimento que mais contém a Vitamina B1, com 14,5 mg a cada 100g! Portanto pode tomar sua gelada sem culpa, porém sempre com moderação.

 

Vitaminas para o cérebro  – Ovos – Fonte de vitamina B12

Vitaminas para o cérebro

Segundo a nutricionista Érika Suiter a Vitamina B12 combate deficiências cerebrais e previne processos degenerativos, principalmente em relação às doenças que comprometem o movimento, como o mal de Parkinson. Os alimentos que mais fornecem Vitamina B12 são os alimentos de origem animal: leite, ovos e carne. De acordo com a nutricionista Érika Suiter, essa vitamina está relacionada ao tratamento de deficiências cerebrais e processos degenerativos, principalmente doenças que comprometem funções cognitivas do sistema nervoso periférico, como o movimento. Fontes: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema)

 

Vitaminas para o cérebro – Peixes – Fonte de Ômega 3

Vitaminas para o cérebro

O Ômega 3 é um ácido graxo já faz parte da matéria cinzenta do cérebro, porem precisa sempre ser consumido. A nutricionista Érika Suiter diz que: “O Ômega 3 auxilia cérebro a monitorar o humor bem como a memória e a concentração.” Os alimentos com melhor fonte de Ômega 3 são os peixes, como o atum e o salmão.

 

Vitaminas para o cérebro – Café – Fonte de cafeína

Vitaminas para o cérebro

Uma pesquisa recente realizada na London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriu os benefícios do café para a memória e concentração. A quantidade diária ideal de café é de até quatro xícaras de 100ml. Além do café, o chá mate e o chocolate amargo são ótimas fontes de cafeína.

 

Mude sua alimentação para memorar sua memória!

Os alimentos são os melhores aliados para a saúde física e mental, através da alimentação podemos prevenir doenças degenerativas e melhorar a memória e a concentração! Agora que você já sabe mais sobre quais os alimentos bons para a memória e quais benefícios eles podem lhe trazer acrescente novas receitas e hábitos em sua alimentação. Sua saúde mental, memória e concentração vão sentir os resultados positivos!

 

Por favor, curte ai!

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